Pesquisa Simples:

Para realizar uma pesquisa entre com uma ou mais palavras na caixa de texto. Digite as palavras separadas por espaço. Na Pesquisa Simples escolha o operador booleano que será utilizado E (para relacionar as palavras e restringir a pesquisa - veja tabela abaixo) ou o operador OU (para somar as palavras e ampliar a pesquisa - veja tabela abaixo). Selecione o campo a ser pesquisado: autor, título, assunto, série ou chamada .  O resultado visualizado será um levantamento bibliográfico sobre o assunto pesquisado.

Pesquisa Avançada:

Para refinar ainda mais suas buscas, aconselha-se a utilização do Formulário de Pesquisa Avançada. Nele poderá se especificar:

  • em quais campos a pesquisa será feita: autor, título, assunto, chamada ou série ;
  • o operador booleano que será utilizado entre os campos;
  • tipo de material, idioma e em qual biblioteca se encontra.

Utilize as linhas 1, 2 e 3 para pesquisar mais de uma palavra em campos diferentes.
Se preferir, acesse o índice de palavras e termos, para visualizar ou selecionar algum deles. Para isso clique no ícone "Índice". O termo selecionado no índice será adicionado a primeira caixa de texto da tela de pesquisa.


Abaixo a tabela de operadores booleanos com exemplos:

Operador

Ação

Exemplo

E

recupera os documentos que contenham as duas palavras: bíblia e hermenêutica no mesmo documento. bíblia E hermenêutica

OU

recupera os documentos que contenham a palavra bíblia ou documentos que contenham a palavra hermenêutica ou ainda documentos que contenham as duas palavras: bíblia ou hermenêutica. bíblia OU hermenêutica

NÃO

recupera os documentos que contenham apenas a palavra bíblia e não contenham a palavra hermenêutica: bíblia não hermenêutica. bíblia NÃO hermenêutica
 

Lembre-se:

  • A utilização de acentos ou de maiúscula/minúsculas nas expressões de busca não interfere na recuperação.

  • Use o símbolo de truncagem $ (cifrão) para pesquisar palavras com mesma raiz. Exemplo: teolog$ recuperará tudo o que iniciar com teolog: teologia, teológico, teólogo, etc.

 

Sistema desenvolvido com WXIS 5.0 por Control Informação e Documentação © 2003

Informações sobre WWWIsis