ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

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Tese de Doutorado

Título

Práticas e experiências religiosas de mulheres no antigo Israel. Um estudo a partir de Ez.8.14-15 e 13.17-23.

Autor

Neuenfeldt, Elaine Glecí

E-mail


Área de concentração

Bíblia

Orientador(es)

Nash, Peter

Banca Examinadora

Nash, Peter
Deifelt, Wanda
López, Maricel Mena
Schwantes, Milton
Pozzer, Katia Maria Paim

Data da Defesa

31/05/2004

Palavras-Chave


Resumo

Este estudo aborda as práticas e experiências religiosas das mulheres do antigo Israel, registrada nos textos bíblicos do profeta Ezequiel, nos capítulo 8.14-15 e 13.17-23. Num primeiro momento, são problematizados e desconstruídos os conceitos e referenciais metodológicos em relação às práticas religiosas populares e oficiais dos grupos sociais do antigo Israel, nos níveis familiar, regional e nacional, ampliando e tornando mais complexo e menos monolítico a idéia sobre a religião no antigo Israel. Neste processo de perguntas e suspeitas, foram úteis, os instrumentais advindos das teorias antropológicas, que resgatam os processos históricos de construções culturais das categorias, como por exemplo, os instrumentais de gênero, da hermenêutica bíblica feminista e da antropologia cultural.

Para entender o exercício profético, as suas condenações e suas negações, os seus espaços e limites em relação às mulheres, foi preciso uma localização histórica da profecia de Ezequiel e uma descrição das possibilidades que os papéis atribuídos para as mulheres oferecem, nos encontros e desencontros da profecia inserida no contexto histórico do exílio (eminente ou já acontecido).

As experiências religiosas devem ser analisadas em sua forma e seu desenho dinâmico, a partir dos movimentos que ocupam na distribuição dos jogos de poder nos quais a sociedade se orienta. As práticas religiosas em torno dos mortos, o choro e a lamentação fúnebres, o culto aos ancestrais, os rituais fúnebres que foram analisados no decorrer deste trabalho, constituem um campo fértil na análise das práticas religiosas que inter-relacionam aspectos da vida cotidiana, que costuram e cozinham elementos do dia-a-dia revestindo-os de sacralidade. As mulheres, em suas práticas e experiências religiosas, ressignificam as atribuições e transgridem as fronteiras do estabelecido, pois atuam nos espaços públicos e privados. A atuação religiosa e cúltica das mulheres interrelaciona os espaços públicos e privados, pois utiliza elementos do âmbito familiar e doméstico para dentro do âmbito público, ou vice-e-versa.

A religião protagonizada por mulheres e testemunha nos textos bíblicos analisados é uma religião das margens, que se articula nos interditos, nas transgressões, a partir das negações, das proibições, dos silêncios e das vozes registradas nas entrelinhas.

 

 

Abstract

This study deals with the religious practices and experiences of the women of ancient Israel, registered in the biblical texts of the prophet Ezekiel, in chapters 8:14-15 and 13:17-23. in the first part, the methodological concepts and references with regards to the popular and official religious practices of the social groups of ancient Israel at the family, regional and national levels are questioned and deconstructed, broadening and making more complex and less monolithic the Idea of religion in ancient Israel. In this processo of questions and suspicions, the instruments coming from the anthropological theories that recapture the historical processes of the cultural constructions of the categories, such as the categories of gender, for example, [using] the instruments of feminist biblical hermeneutics and of cultural anthropology, are useful.

To understand the prophetic action, its condemnations and negations, its spaces and limits with relation to women, a historical localization of the prophecy of Ezekiel and a description of the possibilities offered by the roles givem to women, within the encounters and misencounters of the prophecy inserted in the historical context of the exile (eminent or already taken place) were necessary.

The religious should be analyzed in their form and in their dynamic design, based on the movements that they occupy in the distribution of the power games within wich the society orientates itself. The religious practices dealing with the dead, the wailing, the funeral lamentations, the worship of the ancestors.the funeral rituals that were analyzed throughout this paper, constitute a fertile field in the analysis of the religious practices that inter-relate aspects of daily living, that sew and cook day-to day elements lining them with sacredness. The women, in their religious practices and experiences, ressignify the attributions and break throught the borderlines of that which is esblished, because they act within the public  and private spaces. The religious and cultic action of the women interrelate the public and private spaces, because they use elements from the family and domestic realm within the public realm and vice-versa.

The religion carried out by the women and witnessed in the biblical texts that were studied, is a religion from the peripheries, that is articulated within the forbidden, within the transgressions, and is based on the negations, the illicit, the silences and the voices registred betweenthe lines.

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