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Dissertação de Mestrado
Título | O ensino religioso mediante a pedagogia de projetos face à pluralidade cultural religiosa brasileira |
Autor | Blanck, Roselí |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Beck, Nestor |
Banca Examinadora |
Beck, Nestor Bobsin, Oneide Streck, Danilo Romeu |
Data da Defesa | 23/07/1999 |
Palavras-Chave | Ensino religioso Pedagogia de projetos Pluralismo religioso |
Resumo | Este estudo tem por objetivo investigar uma prática pedagógica mais viável para o alcance dos objetivos e fins da proposta curricular de Ensino Religioso de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para esta disciplina (PCNER). Para tal efeito, em primeiro lugar busca-se elucidar o elemento característico desta disciplina, a pluralidade cultural religiosa brasileira. Em segundo lugar estabelece-se um diálogo compreensivo entre a Pedagogia de Projetos, de Josette Jolibert e Gloria Inostroza de Celis, quanto a seus pressupostos e encaminhamentos e os PCNER. Em terceiro lugar procura-se realizar uma articulação entre a Pedagogia de Projetos e o Ensino Religioso, através de uma aproximação concreta, a fim de visualizar possibilidades e dificuldades na práxis da sala de aula. |
Abstract | The aim of this investigation is to analyze the most feasible pedagogical practice in order to reach the goals of the curriculum proposal on Religious Education according to the National Curriculum Parameters for this discipline (PCNER). For that purpose, the first step consists of an attempt to grasp the characteristic element of this discipline: the plurality of religious culture in Brazil. Then a comprehensive dialogue is established between the Pedagogy of Projects, developed by Josette Jolibert and Gloria Inostroza de Celis, and the National Curriculum Parameters, focussing on the assumptions and proposals of that Pedagogy. The third step is an attempt to connect the Pedagogy of Projects and Religious Education through a concrete approach, in order to envision the possibilities and difficulties in classroom practice. |
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