ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice Voltar para Autoria Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título O ensino religioso mediante a pedagogia de projetos face à pluralidade cultural religiosa brasileira
Autor Blanck, Roselí
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Beck, Nestor
Banca Examinadora Beck, Nestor
Bobsin, Oneide 
Streck, Danilo Romeu 
Data da Defesa 23/07/1999
Palavras-Chave Ensino religioso
Pedagogia de projetos
Pluralismo religioso
Resumo Este estudo tem por objetivo investigar uma prática pedagógica mais viável para o alcance dos objetivos e fins da proposta curricular de Ensino Religioso de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para esta disciplina (PCNER). Para tal efeito, em primeiro lugar busca-se elucidar o elemento característico desta disciplina, a pluralidade cultural religiosa brasileira. Em segundo lugar estabelece-se um diálogo compreensivo entre a Pedagogia de Projetos, de Josette Jolibert e Gloria Inostroza de Celis, quanto a seus pressupostos e encaminhamentos e os PCNER. Em terceiro lugar procura-se realizar uma articulação entre a Pedagogia de Projetos e o Ensino Religioso, através de uma aproximação concreta, a fim de visualizar possibilidades e dificuldades na práxis da sala de aula.
Abstract The aim of this investigation is to analyze the most feasible pedagogical practice in order to reach the goals of the curriculum proposal on Religious Education according to the National Curriculum Parameters for this discipline (PCNER). For that purpose, the first step consists of an attempt to grasp the characteristic element of this discipline: the plurality of religious culture in Brazil. Then a comprehensive dialogue is established between the Pedagogy of Projects, developed by Josette Jolibert and Gloria Inostroza de Celis, and the National Curriculum Parameters, focussing on the assumptions and proposals of that Pedagogy. The third step is an attempt to connect the Pedagogy of Projects and Religious Education through a concrete approach, in order to envision the possibilities and difficulties in classroom practice.
Arquivo