ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título O símbolo religioso como fator de intermediação entre a fé mística e a fé racional: uma aproximação a partir da psicologia profunda de Jung
Autor  Bootz, Everton Ricardo
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Hoch, Lothar Carlos
Banca Examinadora Hoch, Lothar Carlos
Daunis, Roberto Antonio
Czermak, Rejane 
Data da Defesa 26/08/1998
Palavras-Chave Símbolo religioso
Fé mística
Fé racional
Psicologia profunda
Resumo Este trabalho ocorre na área de concentração da Teologia Prática e versa sobre o Símbolo Religioso entre a Fé Mística e a Fé Racional, sob a perspectiva da Psicologia Profunda de Carl Gustav Jung. No primeiro capítulo é desenvolvida uma visão histórica acerca dos dois tipos de fé, visão esta que desemboca numa avaliação do pensamento de Rudolf Bultmann e de Rudolf Otto com relação ao símbolo religioso. No segundo capítulo encontra-se um resumo das principais idéias da Psicologia Profunda de Carl Gustav Jung, relacionadas ao tema central da Dissertação: o símbolo. No terceiro capítulo há um diálogo entre a Teologia e a Psicologia, tendo como representantes, Rudolf Otto e C. G. Jung, respectivamente. Procura-se neste capítulo, respaldar o uso da análise psicológica de Jung como um instrumento válido para a Teologia, também no contexto latino-americano. No quarto capítulo são analisados alguns hinos religiosos, exemplificando o uso da análise psicológica de Jung dentro da esfera teológica.
Abstract This dissertation is related to Practical Theology and is about Religious Symbol between Mystical Faith and Rational Faith, in a Carl Gustav Jung’s Psychology Perspective. The first chapter develops a historical vision about the two types of faith, which is debauched into an evaluation of Rudolf Bultmann and Rudolf Otto’s thinking, according to religious symbol. The second chapter makes a resume of the main ideas of Carl Gustav Jung’s Psychology, related to the Dissertation’s central theme. In the third chapter there is a dialogue between Theology and Psychology, with Rudolf Otto e C. G. Jung representing both sciences respectively. This chapter wants to legitimate the use of Jung’s Psychology as a valid tool for Theology, even on Latin America context. In the forth chapter is analyzed some religious hymns, which exemplify the use of Jung’s psychological analyze into the theological field.
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