ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título O lugar da participação na interação pedagógica no ensino religioso escolar: perspectivas a partir da teoria e da prática
Autor Brandenburg, Laude Erandi
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Beck, Nestor L. J.
Banca Examinadora

Beck, Nestor L. J.
Bobsin, Oneide
Pauly, Evaldo Luis
Streck, Danilo Romeu
Kuchenbecker, Valter

Data da Defesa 22/02/2002
Palavras-Chave Ensino religioso
Participação
Ensino-aprendizagem
Resumo

O trabalho constitui uma análise da disciplina de Ensino Religioso na perspectiva da participação. O objetivo da presente tese é detectar possibilidades de participação inerentes ao ato de ensinar e aprender, e que podem ser potencializadas no cotidiano escolar do Ensino Religioso. O enfoque pedagógico do Ensino Religioso trata do modo como o viés religioso da vida social estrutura-se, ou pode se estruturar, a partir do princípio da participação, na realidade da sala de aula da escola pública estadual do RS. Os três primeiros capítulos apresentam o enfoque teórico da participação nas concepções sócio-política, pedagógica e religiosa. Já o quarto capítulo apresenta os subsídios buscados em sala de aula, através da pesquisa social, sobre possibilidades de  participação existentes e que podem ser ampliadas ou implementadas. A partir do quadro teórico e das amostras da realidade de sala de aula, procura-se por uma proposta participativa para a interação pedagógica no Ensino Religioso na escola pública estadual do RS. O quinto e último capítulo ocupa-se com uma proposta de ação para o Ensino Religioso a partir da consideração de diferentes elementos pedagógicos. A participação atinge, em termos de Ensino Religioso, três áreas: as políticas públicas de espaço da disciplina como área reconhecida de saber, o lugar da disciplina de Ensino Religioso no projeto político-pedagógico de cada escola e a organização participativa da disciplina no limite da sala de aula. Embora esteja conectado com os dois primeiros, esse último aspecto recebe atenção especial no encaminhamento da proposta.

Abstract This thesis is an analysis of the subject of Religious Education from the perspective of participation. The objective of the present thesis is to detect possibilities of participation inherent in the act of teaching and learning and that can be potencialized in everyday school activities in Religious Education. The pedagogic approach of Religious Education treats the way how religious influence of social life is structured or can be structured  based on the principle of participation, in the real situation of a school class, namely a public state school of Rio Grande do Sul (RS). The first three chapters present the theoretical approach of participation in socio-politcal, pedagogic and religious concepts. The fourth chapter presents supporting materail gathered from school classes, through social research, about possibilities of participation that exist and that can be broadened or implemented. From this theoretical basis and from the samples of the classroom reality, there is a search for a participative proposal for a pedagogic interaction in Religious Education in public schools in the state of RS. The fifth and last chapter involves a proposal for action for Religious Education from the consideration of the different pedagogic elements. In terms of Religious Education the participation touches three areas: public politics of the validity of this subject as a recognized area of knowledge, the place of the subject, Religious Education, in the political-pedagogic project of each school and the participative organization of the subject within the limits of the classroom. Even though it is connected with the two first, this last aspect gets special attention in the application of the  proposal.
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