xxx |
||
Voltar para Índice | Voltar para Autoria | Voltar para Área de Concentração |
Dissertação de Mestrado / Tese de Doutorado
Título | Educação religiosa escolar em Santa Catarina: conquista ou concessão? Uma experiência ecumênica com enfoque na formação de professores |
Autor | Caron, Lurdes |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Streck, Danilo Romeu |
Banca Examinadora |
Streck, Danilo Romeu Nordstokke, Kjell Sachet, Celestino |
Data da Defesa | 25/05/1995 |
Palavras-Chave | Ensino religioso Ecumenismo Conselho de Igrejas para Educação Religiosa Educação Religiosa Escolar |
Resumo |
A Educação Religiosa Escolar, em Santa Catarina, compreende programas e conteúdos para atender a formação de educandos de pré-escolar, de 1ª a 8ª séries do 1º grau e de 2º grau. Através dela foi possível criar o Conselho de Igrejas para Educação Religiosa – CIER que, em trabalho articulado com a Secretaria de Estado da Educação, desenvolve ações para a formação de professores de ERE. A prática da Educação Religiosa Escolar, a partir de 1970, desencadeou maior vivência ecumênica entre igrejas, professores e educandos em Santa Catarina. A história da ERE e do CIER estão intimamente ligadas entre si. A Educação Religiosa Escolar – ERE como parte integrante, integrada e integradora da oferta curricular, em Santa Catarina, está marcada pela presença de desafios, conquistas e concessões. |
Abstract | The School Religious Education, in the State of Santa Catarina, Brazil, comprehends the programs and contents for the religious education in kindergarten, elementary school and high school. Through this program it was possible to create the Council of Churches for the School Religious Education – CIER that, working together with the State Department of Education, developed actions for training teachers of School Religious Education – ERE. The practice of School Religious Education, since 1970, unleashed greater ecumenical relations among churches, teachers and students in Santa Catarina. The history of the ERE and of the CIER are intimately related to each other. The ERE as integrant and integrative part of the school curriculum, in Santa Catarina, is marked by challenges, conquests and concessions. |
Arquivo |