ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice Voltar para Autoria Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título O uso do instrumento de teclado na formação e na prática do músico eclesiástico
Autor Coelho, Maria Luiza de Moraes
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Kirst, Nelson
Banca Examinadora Kirst, Nelson
Frederico, Denise C. De Souza 
Pauly, Evaldo Luis
Data da Defesa 30/11/2001
Palavras-Chave Teclado
Músico eclesiástico
Liturgia
Culto cristão
Resumo Esta dissertação estuda o uso da instrumento de teclado na formação a na prática do músico eclesiástico. O primeiro capítulo investiga a manifestação musical dos ritos religiosos e de diversas culturas, com ênfase na música liturgica, vocal e instrumental, do culto cristão. O segundo capítulo examina a utilização do instrumento de teclas para a prática da música litúrgica do culto cristão, ressaltando a relevância do teclado no acompanhamento do canto comunitário. O terceiro capítulo aponta subsídios litúrgicos e músico-pedagógicos dirigidos à formação do músico comunitário, conforme as áreas de atuação para o exercício da música instrumental eclesiástica. Os aspectos contemplados nesta proposta encontram-se dimensionados na perspectiva da música e do serviço cristão comunitário, os quais se inserem na concepção teológica de ministério da igreja.
Abstract This dissertation discusses the use of the keyboard in the training and practice of church musicians. The first chapter investigates the musical expression of religious rites in various cultures, stressing the vocal and instrumental liturgical music in Christian worship. The second chapter examines the use of the keyboard for the practice of liturgical music in Christian worship, emphasizing the significance of the keyboard in the accompaniment of congregational singing. The third chapter discusses liturgical and musical-pedagogical aids for the training of congregational musicians according to the areas of activity for the exercise of instrumental church music. The aspects described in this dissertation are oriented to the perspective of music and of congregational Christian service in the context of a theological understanding of the church's ministry.
Arquivo