ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

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Dissertação de Mestrado

Título

A tradição escolar luterana: sobre Lutero, educação e a história das escolas luteranas até a Guerra dos Trinta Anos

Autor

Defreyn, Vanderlei

E-mail


Área de concentração

Teologia e História

Orientador(es)

Rieth, Ricardo Willy

Banca Examinadora

Rieth, Ricardo Willy
Wachholz, Wilhelm
Beck, Nestor Luiz João

Data da Defesa

30/07/2004

Palavras-Chave

Educação, Reforma, Martinho Lutero, Escolas luteranas

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa sobre a relação entre Lutero e educação e sobre a influência do reformador no estabelecimento de um sistema escolar protestante no século XVI na Alemanha. No primeiro capítulo, são apresentadas as manifestações de Lutero sobre educação no seu contexto histórico. Para tanto, são descritos os principais desenvolvimentos ocorridos na Alemanha. Além disso, foram expostos os resultados mais recentes da pesquisa sobre o pensamento educacional Lutero, que ressalta que este deve ser interpretado a partir de seu fundamento teológico. No segundo capítulo, foram apresentados os resultados da historiografia referentes ao estabelecimento de um sistema escolar protestante em alguns territórios e cidades da Alemanha. Alguns territórios católicos também foram contemplados, para fins de comparação. No terceiro capítulo, foram apresentados os resultados da pesquisa mais recente sobre a prática escolar luterana até a Guerra dos Trinta anos. No final, se estabeleceu uma relação entre Lutero e todo esse processo de instalação de escolas e prática escolar. O trabalho conclui que, a partir da Reforma, houve um impulso para a educação e que isto pode ser remetido, em parte, a Lutero. Mas este impulso não pode ser atribuído apenas à força do discurso religioso da Reforma, devendo ser compreendido em conjunto com outros fatores políticos, econômicos e culturais. Além disso, muitas características da prática escolar medieval, como a rigorosa disciplina e acento na memorização continuaram a vigorar. Assim, muitas vezes, as necessidades políticas, bem como condicionamentos culturais e econômicos eram mais determinantes do que as concepções teológicas dos reformadores protestantes.



Abstract

This paper presents research on the relation between Luther and education and the influence of the reformer in the establishment of a Protestant school system in the 16th century in Germany. In the first chapter Luther's manifestations on education in its historical context are presented. To this end the the main developments that took place in education in Germany up to the 16th century, as well as Luther's manifestations that proposed fomenting and reorganizing school education in Germany are described. Aside from this, the most recent results of the research on Luther's view on education are brought up which point out that this view should be interpreted based on his theological foundation. In the second chapter, the results of the historiography referring to the establishment of a Protestant school system in some territories and cities of Germany are presented. Some Catholic territories were also contemplated to have a means of comparison. In the third chapter, the results of the most recent research on Lutheran school practice up to the Thirty Year War are presented. In the end, a relation was established between Luther and this whole process of the installation of schools and school practice. The paper concludes that, based on the Reformation, there was an impulse for education and that this can be remitted, in part, to Luther. But this impulse cannot be attributed only to the force of the religious discourse of the Reformation, but must be seen together with other political, economic and cultural factors. Besides this, many characteristics of the medieval school practice, such as rigorous discipline and emphasis on memorization continued to be practiced. Thus, many times, the political needs and the cultural and economic conditionings were more determining than the theological conceptions of the Protestant Reformers.

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