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Tese de Doutorado
Título | Educa-teologiza-ção: Fragementos de um discurso teológico (Mulheres em busca de visibilidade através da narrativa transcriada) |
Autor | Eggert, Edla |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Deifelt, Wanda |
Banca Examinadora |
Deifelt, Wanda Rieth, Ricardo Willy Schneider-Harpprecht, Christoph Westhelle, Vitor Streck, Danilo Romeu |
Data da Defesa | 19/10/1998 |
Palavras-Chave | Fragmentos Teologia Educação Narrativa Mulheres |
Resumo |
Como mulheres vão elaborando seu discurso e sua educação teológica a partir das suas vivências? Esta é a pergunta que acompanha toda a pesquisa. A autora foi em busca de mulheres que tinham histórias para contar a partir de experiências vividas nas comunidades luteranas da região sul do estado do Rio Grande do Sul. Área rural, com grande parte da população de origem pomerana, e com uma experiência de trabalho comunitário através de uma organização não-governamental, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), gestada inicialmente pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Se aproxima de mulheres que participaram de cursos de promotoras de saúde, cursos de alimentação alternativa, encontros, dia da Igreja, reuniões da paróquia, enfim saíram de casa, do seu caminho para outros espaços. Entre tantas que a autora conhece, escolhe seis mulheres que contaram sobre suas histórias. A pesquisa de campo se estendeu entre os anos de 1994 a 1998. Todo trabalho de aproximação e pesquisa foi atravessado principalmente por leituras em Paul Ricoeur, Suely Rolnik, Paulo Freire, Elizabeth Fiorenza e Rebecca Chopp. Tornar a fala um texto, uma textualização possível de ser interpretada e criar a ação narrativa como possibilidade de perceber nas histórias de vida fragmentos de educação teológica. A autora buscou uma orientação metodológica que possibilitasse a interação sujeito-sujeito, e encontrou no interacionismo simbólico e no feminismo o argumento necessário para estabelecer seus vínculos de pesquisa. Por isso fica muito à vontade para trazer a narrativa das mulheres, na forma transcriada para dentro do corpo do texto, não deixa às margens a fala delas. Também apresenta a própria narrativa compondo assim, a opção de analisar o que significa estar sendo pesquisadora no processo de escolha do "objeto" de pesquisa. O texto conclui que, em especial, as mulheres, precisam estabelecer maior contato com a narrativa para aprender a registrar com palavras os seus processos de aprendizagem e, construir conhecimento. Fazer teologia dentro e fora da Igreja, com fragmentos num processo que a autora nomeia de educa-teologiza-ação. |
Abstract | How do women work out their discourse and their theological education on the basis of their experiences? This is the question that pervades the whole of this research. The author looked for women who had stories to tell on the basis of their experiences in Lutheran congregations in the southern part of the state of Rio Grande do Sul. They live in a rural area in which a large number of persons are of Pomeranian origin and in which a non-governmental organization called Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor has developed an experience of community work initiated through the Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil. The author approached women who participated in courses for health promoters, courses on alternative nutrition, meetings, church gatherings, parish meetings – women who did not remain confined to their homes, but went out and looked for other spaces. Among many such women whom the author got to know, she chose six and asked them to tell their stories. The field research was done from 1994 to 1998. The whole work of approaching and researching was permeated by readings of texts by Paul Ricoeur, Suely Rolnik, Paulo Freire, Elizabeth Schüsssler-Fiorenza e Rebecca Chopp, among others. The author tried to transform the speech into a text, a textualization that can be interpreted, and to create the narrative action as a possibility of perceiving fragments of theological education in the life stores. She looked for a methodological guide that would make the interaction between subject and object possible, and found in symbolic interactionism as well as in feminism the argument needed to establish her research ties. For this reason she felt free to bring the women’s narratives, in a transcreated way, into the body of the text, and did not leave their speech at the margin. The author also presents her own narrative, thus analyzing what it means to be a researcher in the process of choosing the research "object". The text concludes that women in particular need to establish more contact with the narrative in order to learn to record with words their learning processes and to construct knowledge. It is a matter of doing theology within and outside the church, and of doing it with fragments, in a process that the author names "educa-theologiza-tion". |
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