ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título A produção da (In)visibilidade da pessoa protadora de deficiência mental: cartografia de uma comunidade Batista
Autor Esperandio, Mary Rute Gomes 
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Deifelt, Wanda
Banca Examinadora Deifelt, Wanda
Bobsin, Oneide 
Czermak, Rejane 
Data da Defesa 20/02/2001
Palavras-Chave Pessoa portadora de deficiência mental
Deficiência mental
Batistas
Resumo A (in)visibilidade da pessoa portadora de deficiência mental vincula-se a uma trama tecida no social pelo entrelaçamento de vários fios: o econômico, o político, o cultural, o psicológico, e dentre eles, o institucional religioso. Este último, representa, portanto, apenas um destes fios que atuam nos processos de produção de exclusão/inclusão da pessoa portadora de deficiência mental. Assim, o presente estudo apresenta uma investigação/invenção acerca de como estes processos produtores de (in)visiblização vão se constituindo, desde o viés do discurso teológico, nas tessituras sociais e com a participação do institucional religioso. Através da metodologia utilizada – a cartografia, intenta-se, ainda, captar o quê, na prática cotidiana de uma comunidade de fé Batista, pode funcionar como elemento transformador de processos outros que afirmem a vida em sua multiplicidade e singularidade. A escolha ética que atravessa e define esta experimentação é clara: Quer-se sustentar a vida em seus processos de expansão.
Abstract The invisibility of people with mental disability is linked to the interweaving of several strands of the social web, including economic, political, cultural, religious, psychological, and sociological elements. Formal religion, therefore, represents one of these threads that acts upon the processes resulting in the exclusion/inclusion of the mentally disable person. Thus, the present study presents an investigation into how these processes that produce invisibility are composed, within theological discourse, in social spheres, and with the participation of formal religion. The choice of methodology applied – cartography – is intended to trace which elements in the day-to-day life of a Baptist Community can function as transforming elements that affirm life, in its multiplicity and its singularity. The ethical choice that transverses and defines this investigation is clear: the intention is to sustain life in its processes of expansion.
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