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Tese de Doutorado
Título | O paradigma da palavra: a educação cristã entre a modernidade e a pós-modernidade |
Autor | Fischer, Gerson Joni |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Streck, Danilo R. |
Banca Examinadora |
Streck, Danilo R. Altmann, Walter Schneider-Harpprecht, Christoph Douglas, Ross Allan Andreolla, Balduíno |
Data da Defesa | 19/11/1996 |
Palavras-Chave | |
Resumo |
A realidade sempre é interpretada por determinados paradigmas. Diferentes modelos auxiliam a pesquisa e a comunicação dos resultados de distintas áreas de pesquisa. O macroparadigma moderno firmado sobre a razão encontra-se em crise e processo de mudança. As igrejas, sua teologia e seus processos de educação são atingidos por este influxo cambiante. A educação cristã com vistas à formação do povo de Deus necessita desenvolver experimentos que expressem um sentido de busca nestes novos tempos. Um paradigma da palavra atua a favor de uma aproximação dialógica entre a Palavra de Deus e a palavra humana. Situar-se entre a modernidade e a pós-modernidade em educação é afirmar a dignidade do ser humano, pela descentralização do sujeito autônomo moderno, localizando-o na relação com o Totalmente Outro. O modelo da palavra afirma a revelação como seu pressuposto básico. A fé cristã é comunitária. A educação em seu meio atua com a convicção de que os cristãos, a partir de sua fé, tornam-se potencialmente aptos para aprender e tirar conseqüências desse aprendizado. A pedagogia e a filosofia fundamentam uma antropologia do diálogo, da capacidade de aprender a aprender em relação. O núcleo pedagógico de Paulo Freire é essencialmente relacional e reaproveitável a esse tempo de desencanto com o modelo da razão. É necessário investir em uma racionalidade da relação. Os educadores devem assumir seu papel situando-se na relação dialética de linguagem e pensamento, como mestres e como seres de diálogo. A teologia precisa recuperar sua vocação comunitária, sua fidelidade à Palavra de Deus testemunhada na Bíblia e afirmar a diversidade dos ministérios. A educação cristã a serviço da reflexão teológica comunitária dialoga e assume o ministério do ensino com vistas a um testemunho de todo o povo de Deus, que é o autêntico sacerdócio, mais fiel ao evangelho de Jesus Cristo e mais consentâneo às perguntas e temas existenciais de nosso tempo. |
Abstract | Reality is always interpreted through certain paradigms. Different patterns help to investigate and to communicate the results in different areas of research. The modern macroparadigm based on reason is undergoing a crisis and a process of change. Churches, and their theology and educational processes as well, are affected by this chanching influence. Christian education oriented towards God's people needs to develop experiments that will express a sense of quest in these new times. A paradigm of the word favours a dialogical approach between God's Word and human word. To be placed between modernity and post-modernity in education means to affirm human dignity, through decentralization of the modern autonomous subject, by working in relationship with the Totally Other one. The pattern of the word affirms revelation as being its basic postulation. Christian faith is communal. Education works amidst a community out of the conviction that Christian faith enables people to become potentially apt to learn and to draw consequences from such a learning experience. Pedagogy and Philosophy establish Anthropology based on dialogue, on the ability to learn how to learn in relationship. Paulo Freire's pedagogical core is essentially relational and re-appropriable to such a time of disillusion with the pattern of reason. It's necessary to invest in a rationality of relationship. Educators must assume their role by entering into the dialectical relationship between language and thought, as masters and as dialogue beings as well. Theology needs to recover its community calling and its faithfulness to the Word of God as witnessed in the Bible, and to affirm diversity of ministries. Christian education at service of a community theological reflection dialogues and assumes the ministry of teaching, aiming the witness of the whole people of God. This is authentical priesthood, more faithful to the gospel of Jesus Christ and more consentaneous to the existential questions and themes of our days. |
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