ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado 

Título

A Igreja Presbiteriana do Brasil e sua teologia – Calvinista, Puritana, Fundamentalista? Reflexões a partir da tradição reformada sobre eclesiologia e cultura no contexto brasileiro

Autor

Fontes, Marcelo

Área de concentração

Teologia e História

Orientador(es)

Sinner, Rudolf Von

Banca Examinadora

Sinner, Rudolf Von
Rieth, Ricardo Willy
De Oliveira, Nythamar Fernandes.

Data da Defesa

01/03/04

Palavras-Chave

Igreja Presbiteriana do Brasil; Eclesiologia; Cultura; Teologia reformada

Resumo

Esta dissertação busca investigar a existência de uma teologia reformada brasileira no âmbito da eclesiologia e da relação com a cultura, trabalhando com a Igreja Presbiteriana do Brasil com base de dados para tal investigação. Na primeira parte, pesquisa-se como se formou o reformador João Calvino e que relação a sua formação humanista teve com os ensinos que desenvolveu, bem como tais ensinos poderiam ser aplicados a teologia reformada brasileira, escolhendo-se a graça comum para entender a relação com a cultura e buscando-se compreender a abrangência de sua eclesiologia. Na segunda parte, calvinismo, puritanismo e neopuritanismo são analisados sob a perspectiva de compreender-se possíveis rupturas ou continuidades. Tais situações serão verificadas na influência cultural do silogismo prático dos calvinistas e da relação de Calvino e dos puritanos com a ciência. A terceira parte apresenta Richard Shaull como contraponto ao modo de ser reformado designado como neopuritano, aplicado à boa parte dos reformados brasileiros da IPB, a medida em que tenta construir uma teologia reformada da revolução, que seus seguidores, possivelmente seu maior legado, transformariam em Teologia da Libertação. Ele será comparado em sua visão ecloesiológica com Ashbell Green Simonton, pioneiro da IPB no Brasil. Por fim, a guisa de conclusão a quarta e última parte estudara a construção da atual teologia reformada da IPB, sua possível relação com o fundamentalismo, a partir dos puritanos ou não, e acima de tudo o grande receio quanto a sua brasilidade, buscando pistas para responder que tipo de eclesiologia afinal tem produzido a teologia reformada da IPB.

Abstract

This dissetation looks for investigate teh existence of a brazilian reformed theology in the ambit of the eclesiology and of the relationship with the culture, working with the Presbyterian Church of Brazil as base of data for such investigation. In the first part, it is researched as how was formed the reformer João Calvino and that relationship its formation humanist had with the teachings that he developed, as well as such teachings could be applied the brazilian reformed theology, being chosen the culture and being looked for to understand the inclusion of its eclesiology. In the second it leaves, Calvinism, puritanismo and neopuritanismo are analysed under the perspective of understanding possible ruptures or continuities. Such situations will be verified in the cultural influence of the Calvinist pratical syllogism and of the relationship of Calvino and of the puritans with the science. The third part introduces Richard Shaull as counterpoint to the way of to be refomed designated as neopuritan, applied to the good part of the reformed brazilians of IPB, the measure in that tries to build a reformed theilogy of the revolution, that its followers, possibly its largest legangy, they would transform in Theology of the Liberation. He will be compared in its vision eclesiológica with Ashbell Green Simonton, pioneer of IPB in Brazil. Finally, the conclusion mode forth and last part had studied the construction of the current reformed theology of IPB, its possible relationship with the fundamentalism, starting from the puritans or not, and above all the great fear with relationship its “brazilian character” (brasilidade), looking for tracks to answer what eclesiology type after all has been producing the reformed theology of IPB.

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