ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

Voltar para Índice Voltar para Autoria Voltar para Área de Concentração

Tese de Doutorado

Título A seleção de cantos para o culto cristão: critérios obtidos a partir do estudo da tensão entre tradição e contemporaneideade na história da música sacra cristã ocidental
Autor Frederico, Denise Cordeiro de Souza
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Kirst, Nelson
Banca Examinadora Kirst, Nelson
Rieth, Ricardo W.
Schneider-Harpprecht, Christoph 
Chaves, Celso Loureiro
Dreher, Martin Norberto
Data da Defesa 05/08/1998
Palavras-Chave Música sacra
Hinos religiosos
Culto cristão
Tradição
Contemporaneidade
Resumo

Esta tese estuda a tensão entre tradição e contemporaneidade na música sacra cristã ocidental para, pela observação de como as pessoas lidaram com esse conflito no decorrer da história da música, extrair critérios de seleção de cantos para o culto cristão. O primeiro capítulo aborda recentes hinários brasileiros e estrangeiros, querendo apenas avaliar como os comitês desses hinários vivenciaram a tensão entre cantos antigos e novos. Relata a seguir uma pesquisa social compreendida pela autora em duas comunidades cristãs de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para obter a visão do mesmo problema na perspectiva das pessoas dessas comunidades. O segundo capítulo inicia o estudo da história da música sacra cristã ocidental, começando a trajetória no Antigo e Novo Testamentos e chegando à época patrística. O terceiro capítulo observa a Idade Média, o contexto da Reforma e da Contra-Reforma. O quarto capítulo aborda a tensão entre tradição e contemporaneidade na música sacra indo do barroco ao romantismo e o penúltimo capítulo examina a mesma tensão no século XX, sempre observando a forma como as pessoas trataram o problema. Da análise dos fenômenos relatados ao longo da história, retira critérios de seleção de cantos para o culto cristão, explanados no último capítulo. Além desses critérios, úteis para as comissões de hinários e para as pessoas responsáveis pela música nas comunidades cristãs, a autora apresenta, no fim, as suas perspectivas em relação à contribuição que acha relevante oferecer aos líderes de música e liturgia e aos estudantes dos institutos de música sacra no Brasil.

  
Abstract This dissertation studies the tension between tradition and contemporaneity in Western Christian church music in order to extract criteria for the selection of songs for Christian worship by observing how people dealt with this conflict during the history of music. Chapter one analyzes some recent Brazilian and foreign hymnbooks with the purpose of assessing how the committees of these hymnals experienced the tension between old and new songs. It then describes a social research carried out by the author in two Christian congregations in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, in order to obtain a view of the same problem from the perspective of the members of these congregations. Chapter two begins the study of the history of Western church music by examining the Old and New Testaments and covering the patristic period. Chapter three focuses on the Middle Ages as well as the context of the Reformation and Counter-Reformation. Chapter four studies the tension between tradition and contemporaneity in church music during the period reaching from the baroque to romanticism. Chapter five analyzes the same tension in the 20th century through an observation of how people dealt with that problem. On the basis of an analysis of the phenomena identified in the course of history chapter six extracts and defines criteria for the selection of music for Christian worship. Besides these criteria, which can be useful for hymnal committees and persons responsible for music in Christian congregations, at the end the author presents her point of view of the contribution that she deems relevant and that can be offered to leaders in music and liturgy and to the students of institutes for church music in Brazil.
Arquivo