ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título Dimensões educativas em projetos de economia popular. Fé, economia e educação em projetos apoiados pela IECLB
Autor Fuchs, Carlitos Kurdt
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Bobsin, Oneide
Banca Examinadora

Bobsin, Oneide
Rieth, Ricardo Willy
Pauly, Evaldo Luis
Fischer, Nilton Bueno
Mädche, Flávia Clarici

Data da Defesa 25/02/2002
Palavras-Chave Agricultores
Pomeranos
Agroecologia
Economia popular solidária
Teologia
Educação
Resumo

Como os homens e as mulheres integrantes de famílias de agricultores(as), organizados em grupos e constituintes da sua associação regional se educam, se apropriam e constroem conhecimentos necessários à sua vida e à prática da agroecologia e da comercialização direta da sua produção em feiras realizadas semanalmente nas sedes dos seus respectivos municípios? Esta é a pergunta que acompanha toda a pesquisa. Aproximamo-nos das famílias e grupos a partir do trabalho de coordenação, acompanhamento e assessoria a projetos de economia popular solidária pelo Fundo para Pequenos Projetos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), nos anos de 1992 a 1995. A  pesquisa de campo (1998 e 1999) foi feita junto a três grupos de famílias de descendentes de imigrantes pomeranos residentes no interior dos municípios de Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul. Neste último, está localizada a sede de um dos núcleos do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), organização não-governamental (ONG) gestada a partir do compromisso de obreiros e obreiras, pastores e pastoras ou não, que se identificaram e comprometeram com a resistência e a construção de alternativas sustentáveis ao processo de empobrecimento em que estão envolvidas as famílias de agricultores(as). Entre outras, as leituras de Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire, José de Souza Martins, Danilo Streck, José Luis Coraggio, Jung Mo Sung, Franz Hinkelammert, Luis Razeto e Hugo Assmann devem ser mencionadas. A pesquisa revelou a centralidade do entrelaçamento entre as dimensções econômicas, educativas e teológicas no desenvolvimento desse subsistema econômico pelas famílias de agroecologistas da região Sudeste do Rio Grande do Sul.

Abstract How do the male and female farmers who are organized in groups and are members of their regional association get their education, appropriate and construct the knowledge that is necessary for their life and for the practice of agro-ecology and direct sale of their production at the local level? This is the question that pervades the whole investigation. The author approached the farmer families and groups on the basis of his work as an adviser to projects of solidarity grassroots economy through the Small Project Fund of the Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil from 1992 to 1995. The field research (1998 and 1999) was conducted with three groups of families that are descendants of Pomeranian immigrants who live in the rural areas of the municipalities of Canguçu, Pelotas and São Lourenço do Sul in the state of Rio Grande do Sul. In the last one are located the headquarters of the Support Center fo Small Farmers (CAPA), a non-governmental organization created on the basis of the commitment of church workers, both pastors and laypersons, who identified with the resistance and construction of  sustainable alternatives to the impoverishment process experienced by the farmer families. The readings done for the investigation include authors such as Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire, José de Souza Martins, Danilo Streck, José Luis Coraggio, Jung Mo Sung, Franz Hinkelammert, Luis Razeto and Hugo Assmann. The research demonstrated the intertwining between the economic, educational and theological dimensions in the development of that economic sub-system by those families of agro-ecologists in the Southeastern part of Rio Grande do Sul.
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