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Dissertação de Mestrado
Título | O sujeito e o currículo: alguns dilemas pedagógicos entre fé e cidadania a partir da contribuição teológica de Lutero |
Autor | Fuchs, Henri Luis |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Pauly, Evaldo Luis |
Banca Examinadora |
Pauly, Evaldo Luis Andreola, Balduino Fischer, Nilton Bueno |
Data da Defesa | 02/07/2001 |
Palavras-Chave | Currículo Fé Cidadania Martin Lutero Pedagogia Teologia |
Resumo | Esta dissertação privilegia os estudos pedagógicos desde uma perspectiva analítica da teologia luterana. Parto da concepção de que a teologia evangélica tem muito mais a aprender do que a ensinar aos pedagogos. Precisa mais ouvir a crítica das ciências do que proferir avaliações. Portanto, ela introduz um teólogo no mundo dos pedagogos. Seu objetivo é abordar os dilemas entre "sujeito" e os estudos do currículo, partindo da análise de alguns escritos de Martim Lutero referentes à educação, tentando traçar um paralelo entre a pedagogia e a teologia. Para a Pedagogia e a Teologia Modernas, o desenvolvimento cognitivo e da fé contribui para a formação do sujeito autônomo. O currículo é o caminho a ser percorrido pelo ser humano para se tornar sujeito cidadão. O ato de caminhar requer posições que permitem ou não a escolha de conteúdos e métodos de educar. A experiência docente numa escola confessional luterana aponta para o jeito luterano de educar. |
Abstract | This dissertation focuses the pedagogical studies based on the analytical point of view of Lutheran theology. I assume the conception on that Evangelical theology has more to learn than to teach to pedagogians. Is needs to listen to other ciences rather than to make judgments. In other words, it brings the theologian into the world of the pedagogians. Its goal is to approach the dilemmas of the "subject" and of the curriculum studies, basing on the analysis of some of Luthers writings regarding education, on the one hand, and trying to establish a link between pedagogy and theology, on the other hand. To Pedagogy as wel as to Modern Theology, the cognitive development of faith contributes to the formation of an autonomous subject. The curriculum is the path the human being has to go through in order to become a political citizen. The act of going through this path requires decisions which allow – or not – the choice of methods and contents used for education. The teaching experience in a confessional Lutheran school points to the Lutheran way of educating. |
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