ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título A diaconia de Jesus: uma contribuição para a fundamentação teológica da diaconia como disciplina emergente na América Latina
Autor Gaede Neto, Rodolfo
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Hoch, Lothar Carlos
Banca Examinadora Hoch, Lothar Carlos
Data da Defesa 10/08/1999
Palavras-Chave Diaconia
Evangelho de Marcos
Serviço
Ação social
Resumo Jesus concebeu seu ministério neste mundo como um serviço. O caráter desta sua Diaconia se manifesta na forma de como ele agiu em relação a pessoas necessitadas e no conteúdo de seu ensinamento sobre esta ação. Como dimensão intrínseca do ministério da Igreja de Cristo no mundo, a Diaconia experimentou, no decorrer de sua história, diferentes ênfases, assim como também viveu fases de florescimento e tempos sombrios. Na América Latina, as Igrejas conheceram uma Diaconia concebida em outros contextos e em outras épocas. A Teologia da Libertação considerou a ação social um desdobramento da teologia toda, adiando a gestação de uma Diaconia que tivesse o contexto latino-americano como referência específica. Hoje, ela brota em nosso solo como disciplina teológica própria, integrada à Teologia Prática. Dá seus primeiros passos na busca de uma fundamentação bíblico-teológica e de uma conceituação contextualizada. A descrição desta situação da Diaconia é o tema do primeiro capítulo do presente trabalho. A tarefa de resgatar o caráter da Diaconia de Jesus é exercitada no segundo capítulo. Este trata, em suas duas partes, dos elementos diaconais em ensinamentos e em ações de Jesus. Na abordagem dos ensinamentos, toma-se como ponto de partida e de referência a perícope de Marcos 10.35-45; situa-se o texto na estrutura do evangelho segundo Marcos, analisa-se seu contexto e descobre-se o mesmo como abrigo de uma ordem fundamental de Jesus às pessoas que o seguem. À luz desta ordem são interpretados os textos assim chamados clássicos da Diaconia, de Mateus 25.31-46, Lucas 10.25-37 e João 13.1-35. A Investigação dos elementos diaconais em ações de Jesus, por seu turno, prioriza os temas da relação de Jesus com publicanos, pecadores e pessoas pobres, com as crianças, com as pessoas doentes e com as mulheres.
Abstract Jesus considered his ministry in this world as service. The character of this diaconia reveals itself in the way he acted in relation to needy people and in the content of his teachings about this action. As an intrinsic dimension of the ministry of the church of Christ in the world, diaconia has had different emphasis throughout its history, and has also been through phases of growth as well as dark times. In Latin America, the churches knew a diaconia that was conceived in other cultures and in other time periods. Theology of liberation considered social action an outgrowth of theology as a whole, thereby delaying the birth of a diaconia that would have the Latin American context as a specific reference. Today, it sprouts from our soil as an independent theological discipline, integrated with Practical Theology. It is taking its first steps in the search for a biblical-theological foundation and a contextualized definition. The description of this situation of diaconia is the theme of the first chapter of this paper. The task of recapturing Jesus’ diaconia is worked through in the second chapter. This chapter, in its two parts, deals with the diaconal elements in the teachings and actions of Jesus. In its treatment of the teachings it takes the pericope of Mark 10: 35-45 as the starting and reference point. The text is described with relation to its place within the structure of the Gospel according to Mark, its context is analyzed and one discovers that it holds a fundamental order that Jesus gives to those that follow him. In the light of this order the so called classical texts of diaconia, Matthew 25: 31-46, Luke 10: 25-37 and John 13:1-35 are interpreted. The investigation of the diaconal elements in the actions of Jesus then prioritizes the themes of the relationship of Jesus with the publicans, sinners and the poor, with the children, with the sick and with women.
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