ESCOLA SUPERIOR
DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM TEOLOGIA
Banco
de Teses e Dissertações
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Dissertação de Mestrado
Título |
História das mulheres cristãs: uma historiografia feminista do cristianismo na América Latina e no Caribe |
Autor |
Gierus, Renate |
Área de concentração |
Teologia e História |
Orientador(es) |
Deifelt, Wanda |
Banca Examinadora |
Deifelt,
Wanda |
Data da Defesa |
30/08/2000 |
Palavras-Chave |
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Resumo |
A história das mulheres continua sendo uma (p)arte da ciência histórica de pouca referência no contexto não-eclesial, e praticamente desconhecida na História da Igreja. A presente dissertação elabora os pressupostos para uma historiografia feminista, além de abordar os fundamentos e critérios de CEHILA ( Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina) sobre sua compreensão de História da Igreja na América Latina. CEHILA, neste sentido, desempenha um papel importante no contexto historiográfico latino-americano, visto que é um grupo que, há mais de vinte anos, rompeu com uma estrutura epistemológica vigente, ao propor a escrita da História da Igreja a partir dos pobres. A historiografia feminista trabalha com a desconstrução de conceitos e conhecimentos, tal qual fez CEHILA na década de 1970, além de incluir o cotidiano e a experiência das mulheres na história. Tratar o fato histórico, do passado ou do presente, com um olhar diferenciado, neste caso o da mulher, transforma a compreensão, a escrita, a pesquisa da história. As consequências podem ser profundas, e devem chegar ao ponto de mudar a estrutura epistemológica-metodológica-teórica-historiográfica de uma história que se faz da Igreja. |
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Abstract |
Women´s history continues to be a (p)art of historical science with few references for the non-eclesial context and is practically absent from Church History. This dissertation elaborates the presuppositions for a feminist historiography. Besides, it analizes the theoretical framework and criteria of CEHILA (Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina) about its comprehension of Church History in Latin America. CEHILA, in this way, fulfills an important role in the Latin American historiographic context. It is a group that, more than twenty years ago, broke from the standing epistemological structure, when it proposed the writing of Church History from the perspective of the poor. Feminist historiography works with the deconstruction of concepts and knowledge, in a similar way as CEHILA did in the 70´s. It also includes the daily aspects of life and women´s experiences in history. To address the historical fact, from the past or from the present, with a different outlook, in this case in the view of women, transforms the comprehension, the writing and the research of history. The consequences can be deep and must arrive to the point of changing the epistemological-methodological-theoretical-historiographical structure of a history that is made of the church. |
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