xxx |
||
Voltar para Índice | Voltar para Autoria | Voltar para Área de Concentração |
Dissertação de Mestrado
Título | O canto comunitário no culto cristão |
Autor | Hack, Elisabeth Maristela |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Kirst, Nelson |
Banca Examinadora |
Kirst, Nelson Bobsin, Oneide Frederico, Denise C. de Sousa |
Data da Defesa | 26/07/2001 |
Palavras-Chave | |
Resumo | Esta dissertação estuda o canto comunitário no culto cristão como uma busca de subsídios para a formação do músico eclesiástico. Busca verificar as percepções, concepções e práticas do canto comunitário no culto cristão a partir da análise da realidade do canto comunitário e do referencial teórico específico. O primeiro capítulo apresenta o resultado da pesquisa social aplicada em uma paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, situada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com esta pesquisa verificou-se a realidade do canto comunitário na visão dos fiéis e dos músicos eclesiásticos da paróquia pesquisada. O segundo capítulo aborda o canto comunitário e suas características do ponto de vista de teóricos numa perspectiva teológico-musical. O terceiro capítulo busca os aspectos relacionados à educação e a arte de ensinar o canto, assim como a formação do músico eclesiástico e suas implicações na liderança do canto comunitário. Das reflexões realizadas através da construção do conhecimento, retiram-se algumas considerações que se acreditam pertinentes para a contribuição do ensino do canto nas Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). |
Abstract | This thesis analyzes congregational singing in Christian worship in a search for resources for training church musicians. It seeks to quantify the perceptions, conceptions and practices of congregational singing in Christian worship as an analysis of the reality of congregational singing and a specific theoretical reference. The first chapter relates the results of scientific survey of a congregation of the IECLB in Porto Alegre, RS. This study served to quantify the views of the congregants and the professional church musicians in the subject congregation. The second chapter considers congregational singing and its characteristics from various theoretical points of view in a possible theology of music. The third chapter looks for aspects related to education and the art of teaching singing, such as the training of the church musician and its implications for leading congregational singing. From the reflections made during the development of this body of knowledge, some considerations emerged that promise to make a contribution to the teaching of singing in congregations of the IECLB. |
Arquivo |