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Tese de Doutorado
Título | Uma reflexão existencial sobre a ontologia teológica de Paul Tillich como contribuição ao diálogo entre psiquiatria e teologia |
Autor | Iserhard, Raul Fernando |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Schneider-Harpprecht, Christoph |
Banca Examinadora |
Schneider-Harpprecht, Christoph Hoch, Lothar Carlos Rieth, Ricardo Willy Follmann, José Ivo Follmann Deitos, Teresinha Fátima Hassan |
Data da Defesa | 18/06/1999 |
Palavras-Chave | Ontologia Psiquiatria Teologia Existencialismo Paul Tillich |
Resumo |
Um estudo contributivo para o diálogo entre psiquiatria e teologia. Primeiro, verificam-se as origens do distanciamento entre psiquiatria e teologia e situa-se a existência como uma base comum possível de reaproximação. Em segundo, estuda-se a presença da existência na psiquiatria e a instauração da ética através da relação do paciente com o médico. Na terceira parte, a reflexão é dirigida sobre o aspecto existencial da ontologia teológica de Paul Tillich, estabelecendo-se a base comum para o diálogo da psiquiatria com a teologia sobre a existência. No quarto capítulo, a partir deste ponto comum, estudam-se as ansiedades da doença, do pecado e da morte, como a teologia de Tillich as entende e como pode auxiliar a psiquiatria na ampliação dos seus conceitos, apresentando casos clínicos ilustrativos e comentados, de acordo com o assunto. Como decorrência, a quinta parte é dedicada à contribuição de Tillich para a atualização e ampliação do conceito existencial de neurose, com uma ilustração e discussão clínica sobre a fenomenologia da doença e do tratamento realizado a partir dela. O sexto capítulo analisa as inter-relações entre saúde e religião, considerando as questões do tratamento, da cura e da salvação e como elas podem ajudar no processo psicoterapêutico, expondo-se outro caso clínico, no qual surgem as questões propostas pela teologia à psiquiatria. E na última parte o trabalho estuda a fé segundo Tillich e o seu todo é englobado dentro do conceito da coragem de ser diante das três formas da ansiedade: do destino e da morte, da culpa e da condenação e do vazio e da insignificação. Os casos clínicos apresentados são referidos dentro do contexto do tema, com a intenção de unir estas ciências, apontando para a contribuição do teólogo estudado. Constantemente é feito um contraponto das concepções de Tillich com aquelas da psiquiatria e destas com a filosofia existencialista. |
Abstract | A contributive study to the dialogue between psychiatry and theology. At first, it verifies the origins of the distance between psychiatry and theology and places the existence as a possible common base of rapprochement. At second, it studies the presence of the existence in psychiatry and the establishment of ethics from the relationship patient-doctor. On the third part, the reflection is guided on the existential feature of the theological ontology by Paul Tillich, establishing the common base to the dialogue between psychiatry and theology on the existence. In the fourth chapter, from this common point, it studies the anxieties of the illness, the sin and the death, as the theology of Tillich understands them and how it can help psychiatry in enlarging its concepts, showing illustrative and commented clinical cases, according to the subject. As a result, the fifth part is dedicated to the contribution of Tillich to the updating and enlargement of the existential concept of neurosis, with an illustration and a clinical discussion about the illness phenomenology and the treatment from it accomplished. The sixth chapter analyzes the interrelations between health and religion, considering the matters of the treatment, the healing and the salvation and how they can help in the psychotherapeutic process, exhibiting another clinical case, in which the matters suggested by theology to the psychiatry appear. And, the last part of the paper studies the faith according to Tillich and its totality is gathered in the concept of courage of being before the three ways of anxiety: fate and death, guilt and condemnation, and emptiness and insignification. The clinical cases that are showed refer to the context of the subject, and have the intention of putting these sciences together, aiming to the contribution of the studied theologian. Constantly a parallel between the concepts of Tillich and the ones from psychiatry and between these and the ones of existentialist philosophy is done. |
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