ESCOLA SUPERIOR
DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM TEOLOGIA
Banco
de Teses e Dissertações / Tese de Doutorado
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Dissertação de Mestrado
Título |
Poder e misericórdia de Jesus na Decápolis: Um ensaio exegético de MC 5.1-20 |
Autor |
Jans, Oscar Elias |
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Área de concentração |
Bíblia |
Orientador(es) |
Wegner, Uwe |
Banca Examinadora |
Wegner,
Uwe |
Data da Defesa |
07/03/20005 |
Palavras-Chave |
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Resumo |
Um estudo do fenômeno da possessão e do exorcismo com base em Mc 5.1-20. São seguidos os passos determinados pelo método histórico-crítico. Inicia-se com a tradução do texto original. Em seguida, é desenvolvida a crítica textual de uma das partes que mais recebe atenção dos críticos, ou seja, aquela que trata da designação do lugar onde o evento narrado teria ocorrido. Na crítica literária procura-se verificar a unidade da perícope e a procedência das fontes que possam ter formado a narrativa. A análise redacional é elaborada tendo em vista apenas os versículos onde se concentram a maior parte da atenção dos críticos, no começo, meio e fim da perícope. Nesta parte do trabalho são trazidas à tona as diversas teorias sobre os estratos de formação da perícope e a suposta relação do final da perícope com o tema do segredo messiânico. Através do estudo das formas, comprovou-se que a perícope se enquadra no gênero dos exorcismos. A historicidade dos exorcismos de Jesus e dos detalhes do próprio texto foram devidamente analisados, por meio dos critérios adotados pela exegese atual. Tanto os exorcismos em geral, quanto o evento narrado na perícope, se apresentam com grande probabilidade de remontarem a um episódio histórico da vida de Jesus. A partir da definição do eixo central do texto procede-se a análise de conteúdo, enfatizando temas como o diálogo de Jesus com o possesso e o episódio dos porcos. Diversas interpretações para o fenômeno da possessão e do exorcismo se apresentam em nossos dias. Entretanto, este trabalho conclui que a interpretação tradicional, que define a possessão e o exorcismo sob a ótica da luta contra demônios que vem de fora para dentro da pessoa, é a que serve melhor para interpretação da perícope em questão. Sob esta ótica, a atualização procura destacar o desafio eclesial que este evento narrado evoca. |
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Abstract |
A study of the phenomenon of possession and exorcism based on MK 5:1-20. The steps determined by the historical-critical method are used for this paper. The study begins with the translation of the original text. Following this, the textual criticism is developed on one of the parts that receives the most attention of the critics, that is, that part that deals with the designation of the place where the narrated event took place. In the literary criticism one seeks to verify the unity of the pericope and the origin of the sources that could have formed the narrative. The redactional analysis is elaborated looking at only the verses upon which most of the attention of the critics is focused, in the beginning, middle and end of the pericope. In this part of the paper the various theories are brought to surface about the layers of the formation of the pericope and the supposed relation between the end of the pericope and the theme of the messianic secret. Through the form study, it was proven that the pericope fits into the genre of exorcisms. The historicity of Jesus exorcisms and of the details of the text itself were duly analyzed, by means of the criteria adopted by current exegesis. Exorcism in general as well as the event narrated in the pericope are presented with the great probability of referral to a historical episode in the life of Jesus. Based on the definition of the central axis of the text an analysis of the content is presented emphasizing themes such as Jesus dialogue with the possessed and the episode of the pigs. Various interpretations for the phenomenon of possession and exorcism are presented in our days. However, this paper concludes that the traditional interpretation , which defines possession and exorcism from the perspective of the struggle against demons which come from outside into the person, is the one that best fits the interpretation of the pericope in question. From this perspective, the actualization seeks to highlight the ecclesial challenge that this narrated event evokes. |
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