ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice Voltar para Autoria Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título A narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança: fundamentos e modelos narrativos
Autor Klein, Remi
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Streck, Danilo Romeu
Banca Examinadora Streck, Danilo Romeu
Kirst, Nelson
Redin, Euclides
Data da Defesa 06/12/1996
Palavras-Chave Narrativa
Histórias bíblias
Criança
Educação cristã
Resumo

O tema desta dissertação é a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança, com enfoque especial em fundamentos e modelos narrativos, em busca de critérios e paradigmas para a prática narrativa de histórias bíblicas com crianças. As palavras-chave são: a criança, a Bíblia e a história. Apresenta-se a narrativa como um gênero literário importante na Bíblia e a narração de histórias bíblicas, em especial com crianças, como uma atividade fundamental no processo de ensino-aprendizagem na fé, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã. Descreve-se a atividade narrativa, outrossim, como um processo interdisciplinar com múltiplas dimensões que se interrelacionam profundamente, fornecendo dados e conceitos que ajudem a identificar os elementos constitutivos do processo narrativo. A partir de pesquisa bibliográfica e da análise de modelos narrativos em materiais didáticos, aponta-se a narração de histórias bíblicas como um princípio pedagógico, teológico e metodológico por excelência na Educação Cristã com crianças. Traz-se, no primeiro capítulo, uma abordagem pedagógica, enfocando o processo narrativo e a narração frente ao desenvolvimento da criança. No segundo capítulo, apresenta-se uma abordagem bíblico-teológica, enfocando a concepção de educação na fé que perpassa o Antigo e o Novo Testamentos, com destaque ao papel da narração de histórias neste processo educativo. A partir da relação entre criança, Bíblia e Teologia, indica-se possibilidades, desafios e implicações para a releitura bíblica e a narração de histórias bíblicas na perspectiva da criança. No terceiro capítulo, enfoca-se a narração e a questão do método e aborda-se modelos narrativos para o trabalho em Educação Cristã, com vistas a uma Teologia mais contextualizada à realidade e à vida das crianças. Por meio de identificação, exemplificação, análise e proposição de diferentes modelos narrativos, apresenta-se critérios norteadores para a prática narrativa com crianças, em famílias, escolas, comunidades e outros contextos de Educação Cristã.

  
Abstract The topic of this dissertation is the telling of Bible stories in the perspective of children, with a special emphasis on foundations and narrative models, in the search for criteria and paradigms for the practice of telling Bible stories to children. The key words are: the child, the Bible and the story. The narrative is presented as an important literary gender in the Bible and the telling of Bible stories, especially to children, is seen as a fundamental activity in the process of teaching and learning the faith in families, schools, congregations and other contexts of Christian Education. The narrative activity is described as an interdisciplinary process with multiple with dimensions that are profoundly interrelated, providing data and concepts that help to identify the constitutive elements of the narrative process. On the basis of bibliographical research and of the analysis of narrative models in didactic materials, the telling of Bible stories is shown to be a pedagogical, theological and methodological principle par excellence in Christian Education with children. The first chapter contains a pedagogical approach, focusing on the narrative process and the narration in view of the child’s development. The second chapter presents a biblical-theological approach, focusing on the view of education in faith that pervades the Old and the New Testament, with an emphasis on the role of story telling in this educational process. On the basis of the relationship between the child, the Bible and theology, this chapter indicates possibilities, challenges and implications for the re-reading of the Bible and the telling of Bible stories in the child’s perspective. The third chapter focuses on narration and the question of method and deals with narrative models for the work in Christian Education, aiming at a theology that is more contextualized in children’s reality and life. Through the identification, ilustration, analysis and proposal of different narrative models, this chapter presents guidelines for the narrative practice with children in families, schools, congregations and other contexts of Christian Education.
Arquivo