xxx |
||
Voltar para Índice | Voltar para Autoria | Voltar para Área de Concentração |
Dissertação de Mestrado
Título | A desafinação vocal: sintoma da desafinação do indivíduo |
Autor | Kratochvil, Ruth |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Noé, Sidnei Vilmar |
Banca Examinadora |
Noé, Sidnei Vilmar Silva, Laura Franch S. da Dall'agnol, Rosângela S. |
Data da Defesa | 23/07/2003 |
Palavras-Chave | Voz Afinação Fases da vida Relações interpessoais |
Resumo | Estudo sobre desafinação vocal de adultos. Na primeira parte, é apresentada uma pesquisa de campo, realizada com jovens adultos desafinados. Seus relatos de história de vida são analisados e organizados nas categorias: relações interpessoais e ambiente em que viveram; experiências e vivências musicais; e características pessoais dos pesquisados. A segunda parte apresenta elementos que permitem compreender o ser humano que desafina. Para isso coloca uma breve conceituação de afinação e desafinação; traz o aporte teórico a respeito de desenvolvimento humano nos âmbitos bio-psico-social e espiritual, com as contribuições de autores de diversas área, como a Técnica Vocal, a Fonoaudiologia, a Musicoterapia, a Psicologia, a Educação e a Teologia. Ainda no segundo capítulo, é analisado o desenvolvimento da voz e da afinação vocal nas oito fases da vida descritas por Erikson. O terceiro e último capítulo apresenta o Laboratório de Afinação como proposta terapêutica de redimensionamento da identidade. São revistas as seis primeiras fases da vida (cf. Erikson) e as intervenções realizadas, no intuito de permitir ao indivíduo tornar-se afinado, em sentido estrito (vocal) e amplo (ser humano integral) |
Abstract | This is a study about adults who are vocally out of tune. The first part presents a field research that was caried out with young adults who sing out of tune. Their reports on their life stories, focused on musical life and musical experiences, are looked into and organized according to the following categories: interpersonal relationship and environment where they lived; their life experiences related to music; their personal features. The second part presents elements that help to understand people who sing out of tune. On the one hand, it introduces briefly the concept of correct and incorrect musical consonance and, on the other hand, based on the contributions of diferent areas, such as Vocal Technique, Phonoaudiology, Musical Therapy, Psychology, Education and Teology, it presents a theoretical support about human bio-psycho-social and spiritual development. The second chapter also presents the development of voice and of the correct vocal consonance according to the eight life phases as proposed by Erikson. The third and last chapter presents the Laboratório de Afinação (Tuning Laboratory) as a therapeutical proposal to redefine the personal identity. In this context, the six first phases ( Erikson) are reviewed as well as the accomplished interventions, whose main purpose is to allow the human being to acquire correct consonance, in the narrow (vocal) as well as in the broad (the human being as integral) sense. |
Arquivo |