ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




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Dissertação de Mestrado

Título

A didakhe kaine de Jesus: um ensaio exegético de Mc 1.21-28

Autor

Lira, David Pessoa de

Área de concentração

Bíblia

Orientador(es)

Ströher, Marga Janete

Banca Examinadora

Ströher, Marga Janete (EST – IEPG)
Brakemeier, Gottfried (EST – IEPG)
Silva, Clemildo Anacleto da (IPA)

Data da Defesa

22/08/2006

Palavras-Chave

Marcos 1; Exegese

Resumo

O presente trabalho é resultado de um processo de pesquisa na área de Bíblia. Um estudo exegético do novo ensino de Jesus com base no Evangelho segundo Marcos 1.21-28. Inicialmente, é feita uma análise a partir do método histórico-crítico, seguindo os passos deste método: tradução do texto original, do grego para o vernáculo; análise textual da fraseologia διδαχὴ καινὴ κατۥ ۥεξουσίαν [didachê kainê kat’ exousían]. A análise literária procura definir os limites e os elementos constitutivos da perícope; finalizando a primeira parte do trabalho com análises de redação e de forma. Na segunda parte do trabalho, foi feita uma pesquisa do ambiente histórico do tempo de Jesus: uma pesquisa de elementos que pertencem à história, tais como sinagoga, Cafarnaum e escribas. Na última parte do trabalho, são destacadas algumas importantes características de Jesus como professor, mostrando semelhanças e diferenças de sua prática de ensino em relação à prática de ensino dos escribas e fariseus. É igualmente apresentada a atuação de Jesus mediante a Lei e a Tradição, bem como uma análise sobre o que consiste a práxis de Jesus que mereça atenção especial e sirva de modelo para a prática do(a) professor(a), do(a) educador(a) popular até os dias de hoje, como propõe a contextualização apresentada ao final deste trabalho.

Abstract

This present work is a result of a process of survey in the area of the Bible. This is a exegetical study of the New Teaching of Jesus based on the Gospel according to Saint Mark, chapter 1, verses 21 to 28. At the beginning, an analysis is done according to the steps of the historical critical method: translation of the original text, from Greek to the Vernacular Tongue; textual-criticism of a phraseology διδαχὴ καινὴ κατۥ ۥεξουσίαν [didachê kainê kat’ exousían]. And the literary criticism seeks to define the limits and the constitutive elements of the pericope; this first part of this work finishes with redaction criticism and form criticism. In the second part of this work, there is a survey about the historical environment of the times of Jesus: a survey of elements which belong to the story such as synagogue, Cafarnaum, scribes. And the relation of these elements with the tradition and the Law. The last part of this work presents some important characteristics of Jesus as teacher, showing the similarities and differences between the practice of teaching. In the same form, this part of this work presents the performance of Jesus through the Law and the traditions; finally, this part analyzes about what is the praxis of Jesus so that it deserves special regard and so that it is an example to the pratice of the teachers and popular educators today, just as the atualization presented proposes at the end of this work.

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