ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título Cantico dos cânticos: Uma desconstrução das interpretações contemporâneas
Autor Maiztegui Gonçalves, Humberto Eugenio
E-mail
Área de concentração Bíblia
Orientador(es) Kilpp, Nelson
Banca Examinadora Kilpp, Nelson
Porath, Renatus
Dreher,  Carlos Arthur
Data da Defesa 16/10/2001
Palavras-Chave Cântico dos cânticos
Mulheres na Bíblia
Hermenêutica bíblica
Resumo A presente pesquisa busca fazer uma desconstrução das interpretações contemporâneas do Cântico dos Cânticos e apontar para novas perspectivas de leitura destes poemas de amor. A análise desconstrucionista, cujas características são apresentadas na introdução, é feita, neste estudo, através de perguntas norteadoras que confrontam as leituras e evidenciam seus pressupostos. No primeiro capítulo são confrontadas as Leituras na América Latina. Trata-se primeiramente de uma desconstrução das interpretações no campos: temáticos, autoral, contextual e formal. Depois as leituras são confrontadas com os tipos de leitura presentes na história da interpretação do Cântico os Cânticos através da forma como são descritas, avaliadas, assimiladas ou rejeitadas. O primeiro capítulo encerra com uma avaliação das influências que as leituras européias e norte-americanas exercem sobre a leitura na América Latina. No segundo capítulo se busca a contribuição específica das leituras européias e norte-americanas. A análise desconstrutiva se dirige a dois aspectos da interpretação do Cântico dos Cânticos: a canonicidade, isto é, a razão e valor da sua presença na bíblia, e a intertextualidade, isto é, a sua relação com os outros textos bíblicos. No terceiro capítulo são analisadas as interpretações da participação feminina no Cântico dos Cânticos. As participantes principais são denominadas "mulher(es) que ama(m)" , e as interpretações são analisadas através das auto-apresentações e experiências de mulheres do campo ou na cidade. A seguir, as interpretações e experiências de mulheres do campo ou da cidade. A seguir, as interpretações da figura das "mulheres que amam" são analisadas na sua relação com a "filhas de Jerusalém (Sião)" e com as "mães" como co-participantes. Busca-se o sentido da figura "filhas de Jerusalém" num contexto urbano e pós-exílico. As interpretações da figura : mães "são discutidas como categoria sociológica ("casa da mãe") e como categoria teológica dentro da cultura da "Deusa Mãe" do Antigo Oriente. A conclusão mostra novas visões do Cântico dos Cânticos e, através dele, da Bíblia, abrindo possibilidades de novas perspectivas de leitura ou novos olhares indiscretos e desconstrutivos.
Abstract This research seeks to deconstruct the contemporary interpretations of the Song of Songs and indicate new perspectives for reading these poems of love. The deconstructive analysis, whose characteristics are appointed in the introduction, uses guiding questions to confront the interpretations and show their presuppositions. In the first chapter the Latin American interpretations are confronted. The deconstruction, in this case, is done in the thematic, authorial, and formal fields. After this, the interpretations are confronted with the sorts of readings which are present in the history of the interpretation of the Song of Songs, through the way they are described, evaluated, and assimilated or rejected. The first chapter ends with an evaluation of the influences that the European and North American research has had upon the interpretations of the Song of Songs done in Latin America. In the second chapter the specific contribution of European and North American research is studied. The deconstructive analysis is directed at two aspects of the interpretation of the Song of Songs: canonicity, that is, the reason for the presence of the Song of Song in the Bible, and inter-textuality, that is, the relationship between the Song of Songs and the other biblical texts. In the third chapter an analysis is made of the interpretation of the feminine participation in the Song of Songs. The principal participators are the figures which are called here "the woman who loves / the women who love." The interpretations are analyzed through self-presentations and the rural or urban experiences of women. After this, the interpretations of the "women who love" are deconstructed in relation to the "daughters of Jerusalem (Zion)" and the mothers" as co-participants. The "daughters of Jerusalem" are analyzed in an urban and post-exilic context. The interpretations of the "mothers" are presented as a sociological category ("house of the mother") and as a theological category in the culture of the "Mothers Goddess" of Ancient Orient. The conclusion shows new views of the Song of Songs and, through it of the Bible, opening possibilities of new perspectives in reading the Bible or new deconstructive and indiscreet views of it.
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