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Tese de Doutorado
Título | Eucaristia e conflitos comunitários |
Autor | Martini, Romeu Ruben |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Kirst, Nelson |
Banca Examinadora |
Kirst, Nelson Schneider, Nélio Rieth, Ricardo W. Silva, José Ariovaldo da Maraschin, Jaci C. |
Data da Defesa | 15/12/1997 |
Palavras-Chave | Eucaristia Conflitos comunitários Liturgia Culto cristão |
Resumo |
Esta tese estuda a relação entre Eucaristia e conflitos comunitários. Por conflitos comunitários entende-se um determinado confronto de posições e expectativas que existe nas comunidades cristãs em que membros se engajam na luta por terra, teto, trabalho. Enquanto estes clamam pelo apoio da comunidade, outros, por causa de suas posses, estabilidade, ou seus medos e preconceitos, sentem-se ameaçados. Argumentam que a Igreja não deve assumir uma tarefa que não lhe cabe. Qual o papel da comunidade eucarística diante da viúva pobre que, despejada pelo poder público, pede por ajuda para arranjar outro local "pra nóis colocá nossa casinha"? Seria suficiente responder que "uma coisa é a (...) fé e a Santa Ceia", mas que o caso da viúva "é outra coisa"? Começando por uma investigação acerca da tradição judaico-cristã das refeições comunitárias, analisam-se a instituição da ceia do Senhor e o seu lugar na convivência cristã, até meados do terceiro século. Depois de examinar o conceito koinonia, pergunta-se como se deu a relação entre Eucaristia e conflitos comunitários na vida das comunidades primitivas de Jerusalém e de Corinto. Um outro capítulo descobre e aprofunda referências norteadoras da Reforma do século XVI que ajudam a refletir o assunto posto. Finalmente, são assinalados caminhos possíveis para uma aproximação prática entre Eucaristia e conflitos comunitários. Partindo da constatação de que as pessoas estão em busca de um Deus que ajuda, ampara e protege, a ceia do Senhor ou Eucaristia é compreendida como oportunidade que pode despertar atitudes de ajuda, apoio, amparo e proteção junto às pessoas que clamam por terra, casa, pão. |
Abstract | This thesis studies the relationship between Eucharist and congregational conflicts. For congregational conflicts we understand the confrontation of positions and expectations that exists in the Christian congregations where members get involved in the struggle for land, housing and work. While some cry out for the support of the congregation, others, because of their possessions, stability, or their fears and bias, feel threatened. They argue that the Church should not take over a role that does not belong to it. What is the role of the Eucharistic community in light of the poor widow who, having been evicted by public authorities, asks for help to find another place "where we can put our house"? Would it be enough to answer that "one thing is faith and the Holly Supper", but the widows case "is a complete different matter"? Starting from an investigation of the Judeo-Christian tradition of communitary meals, this research studies the institution of the Lord's Supper and its place in the Christian fellowship until the middle of the Third Century. After examining the concept of koinonia it asks about the relationship between Eucharist and congregational conflicts in the life of the early communities of Jerusalem and Corinth. From a Lutheran point of view another chapter unveils and deepens the grounding references of the 16th Century Reformation which helps the reflection on this subject matter. Finally, possible ways for a practical approximation between Eucharist and congregational conflicts are pointed out. Starting with the perception that people are searching for a God that helps, supports and protects, the Lord's Supper or Eucharist is understood as an opportunity that might entail attitudes of help, support, nurture and protection toward people who cry out for land, housing and bread. |
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