ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título IPU: vozes da resistência
Autor Mota, Sônia Gomes
E-mail
Área de concentração Teologia e História
Orientador(es) Rieth, Ricardo Willy
Banca Examinadora Rieth, Ricardo Willy
Deifelt, Wanda
Dreher, Martin Norberto
Data da Defesa 17/04/2003
Palavras-Chave Igreja Presbiteriana Unida
Igreja Presbiteriana do Brasil
Protestantismo
Mulheres
Resumo O surgimento da Igreja Presbiteriana Unida (IPU), em 1978, foi resultado de um longo período de crises dentro da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Estas crises aconteceram devido a posições divergentes em torno de temas como: o movimento ecumênico, a responsabilidade social da Igreja, assuntos de ordem teológica e política eclesiástica. O presente trabalho relata um pouco desta história, priorizando o depoimento das mulheres, colhidos de esposas de alguns pastores que, na época, sofreram perseguições. Estes depoimentos são complementados por testemunhos de filhos de pastores revelando como a crise atingiu as famílias. Também foram ouvidas mulheres líderes de Igrejas locais, especialmente de duas Igrejas do Recôncavo Baiano, que viveram a época da ruptura, ajudaram a fundar a IPU e que ainda atuam na Igreja. Estes depoimentos são importantes, pois, possibilitam analisar como ocorreu a ruptura com a IPB, de que forma o conflito atingiu às comunidades locais e o papel exercido pelas mulheres nesse processo. Após 25 anos de fundação, o momento é propício para avaliar como a IPU tem caminhado até agora e o que pensa o povo das comunidades locais a respeito de sua Igreja.
    
Abstract The emergence of the United Presbyterian Church, in 1978, was the result of a long period of crises within the Presbiterian Church in Brazil (IPB). The crises took place due to diverging positions around matters such as the ecumenical movement, the church’s social responsability, theological issues and ecclesiastical policies. The present work reports a little of this story, prioritizing the testemonies of pastor’s wives that suffered persecution at that time. The testimonies are complemented by pastor’s sons, thus showing how the crisis affected the families. Leading women from local churches were also heard, especially from two churches of the Recôncavo Baiano. These women experienced the time of rupture, helped founding the IPU and are still active in church. Such testemonies are important because they allow us to analyse how the rupture of IPB took place, how the conflict affected the local communities and what the role played by women in this process was. After 25 years since its foundation the moment is proper for evaluating how the IPU has developed until now and what the people in local communities thing about their church.
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