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Dissertação de Mestrado
Título | Fruto maduro não volta a verde. Promotoras Legais Populares: um estudo de caso |
Autor | Parlow, Mara Sandra |
Área de concentração | Teologia Prática |
Orientador(es) | Beck, Nestor Luiz João |
Banca Examinadora |
Beck, Nestor Luiz João Bobsin, Oneide Eggert, Edla |
Data da Defesa | 29/03/2000 |
Palavras-Chave | Educação popular Promotoras Legais Populares Cidadania Justiça Mulheres |
Resumo | Interferências voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não intencionais, constituem, genericamente, o processo de interação humana, em que cada pessoa na presença de outra pessoa não fica indiferente a essa situação de presença estimuladora. Já, a interação pedagógica tem uma característica própria que é a do encontro de intencionalidades dos sujeitos humanos aprendentes e ensinantes, em relações geradoras de conhecimento e de (novas) atitudes. A dissertação, tomando interação pedagógica como conceito-chave, desenvolve um estudo de caso etnográfico, de inspiração interacionista, sobre a proposta de capacitação legal para mulheres na segunda edição do curso Promotoras Legais Populares – Acesso Popular à Justiça (PLPs), promovido pelo CECA (Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria), em São Leopoldo/RS, no ano de 1999. Sendo a metodologia de estudo de caso, basicamente, "um jeito de aprender de uma concreta fatia da realidade", os procedimentos da investigação, tanto na coleta de dados, como na descrição e interpretação do caso, movimentaram-se no respeito à complexidade que toca a pesquisa teológico-pedagógica em sua interlocução com a realidade. O trabalho manifesta um exercício de observação participante e de pesquisa multirreferencial, com a discussão de categorias como "realidade", "verdade", "complexidade", "experiência" (Dewey) e "conscientização" (Freire), na busca por conhecimentos desde a e na direção da cena particular (o PLPs). Contornado no universo da educação popular, o PLPs é investigado na sua qualidade de espaço educativo interacional e potencializador de mulheres de classes populares como sujeitos proativos de justiça e de cidadania. |
Abstract | Voluntary or involuntary, intentional or not intentional interferences constitute, generically, the human interaction process, where each person in the presence of another person does not become indifferent to this stimulating presence. The pedagogical interaction has a proper feature that is the encounter of the intentions of the human beings who are learners and teachers, in relations generating knowledge and (new) attitudes. The dissertation, taking pedagogical interaction as key-concept, develops an ethnographic case study, of interactionist inspiration, on the proposal of legal qualification for women in the second edition of the course Promotaras Legais Populares – Popular Access to Justice (PLPs), promoted by the CECA (Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria), in São Leopoldo, RS, in the year of 1999. Being the methodology of case study, basically, "a skill to learn about a concrete slice of reality", the procedures of the inquiry, as much in the collection of data, as in the description and interpretation of the case, have been put into motion in the respect to the complexity that touches the theological-pedagogical research in its interlocution with the reality. The work manifests an exercise of participatory observation and multireferential research, with the discussion of categories as "reality", "truth", "complexity", "experience" (Dewey) and "awareness" (Freire), in the search for knowledge from and in direction of the particular scene (the PLPs). Contouring in the universe of popular education, the PLPs are investigated in their quality of interactional and empowermental educative space of women of popular classes as proactive persons seeking justice and citizenship. |
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