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Tese de Doutorado
Título | Jesus exorcista: estudo exegético e hermenêutico de Mc 3,20-30 |
Autor | Rabuske, Irineu José |
Área de concentração | Bíblia |
Orientador(es) | Wegner, Uwe |
Banca Examinadora |
Wegner, Uwe Schneider, Nélio Brakemeier, Gottfried Konings, Johan Steil, Carlos Alberto |
Data da Defesa | 13/11/1999 |
Palavras-Chave | Exorcismo Evangelho de Marcos Jesus Cristo |
Resumo |
A crença em anjos e demônios revive de modo exuberante em nosso tempo, apesar de todo um esforço realizado ao longo de séculos no sentido de purificar a fé daquilo que a ela se havia agregado em termos de mitos e crendices. Neste contexto o problema da possessão demoníaca e as práticas exorcísticas readquirem vigor e atualidade. O presente trabalho visa uma reflexão sobre a prática do Jesus histórico, a partir destes impulsos provenientes da conjuntura atual. Um dos aspectos importantes da atividade pública do Jesus histórico consiste na libertação de pessoas oprimidas da atividade pública do Jesus histórico consiste na libertação de pessoas oprimidas por espíritos impuros. Muitos outros, pagãos e judeus, dedicaram-se a esta tarefa, mas nos evangelhos sinóticos atesta-se que Jesus deu um significado especial aos seus exorcismos: eles são o sinal de que o Reino de Deus está-se aproximando. Na cristologia este aspecto na prática de Jesus nem sempre foi contemplado com a importância que merece. Na linha da nova questão do Jesus histórico inaugurada por Käsemann e Robinson, é possível, a partir dos dados contidos nos textos canônicos, resgatar esta parte tantas vezes esquecida ou menos valorizada daquilo que foi a prática de Jesus de Nazaré. Esta prática libertadora não se restringe à esfera do indivíduo e da religião. Possessão demoníaca deve ser compreendida dentro do conjunto da realidade sociopolítica. De igual maneira devem ser entendidos os exorcismos. Por isso a metodologia utilizada é a do método histórico-crítico aliado a uma exegese sociopolítica. Mediante os dados evangélicos criou-se todo a uma tradição da crença na possessão demoníaca que chega até aos nossos diais. Hoje é preciso perguntar-se: o que pode ser feito, para que nossa prática cristã corresponda àquilo que Jesus queria com sua atividade exorcista? Esta é a questão hermenêutica. Este estudo restringe-se à análise da prática de Jesus narrada no evangelho de Marcos, que entre os sinóticos, é o que, com suas quatro narrativas de exorcismos, maior importância concede à atividade exorcística de Jesus. |
Abstract | The belief in angels and demons is reviving exuberantly these days, despite all the effort made during centuries in order to purify the faith from those elements, which had been aggregated in it in terms of myths and superstition. In this context, the problem of demoniac possession and the practice of the exorcism acquire vigour and significance anew. This work aims at a reflection on the practice of the historical Jesus, proceeding from the mentioned impulses of the current circumstances. One of the important aspects of the public activity of the historical Jesus consists in the liberation of oppressed persons from unclean spirits. Many other, Jews and in the liberation of oppressed persons from unclean spirits. Many others, Jews and Gentiles, were dedicated to this problem as well. But it attested in the synoptic gospels, that Jesus gave his exorcisms a very special meaning: They are an indication of the fact that the Kingdom of Good is approximating. Within Christology this aspect of Jesus’s practice was not always contemplated with the deserved importance. In the context of the new debate of the historical Jesus, opened by Käsemann and Robinson, it is possible, based on the situations contained in the canon, to draw from oblivion this part often forgotten or less valued of which was the practice of Jesus of Nazareth. This liberating practice is not restrict to the individual sphere, or to that of religion. Demoniac possession has to be comprehended within the entire socio-political actuality. And the exorcisms are to be understood in like manner. Therefore, the methodology applied is the historical-critical method combined with a socio-political exegesis. Based on the evangelic contents, evolved all the tradition of the belief in demoniac possession which continues even until these days. Today it is essential to ask: What can be done in order to make our Christian practice correspond to what Jesus wanted with his exorcist activity? This is the hermeneutic question. This study is restricted to the analysis of Jesus’s practice as narrated in Mark’s gospel. This is the one, among the synoptic gospels, which concedes major importance to Jesus’s exorcists activity, as seen in the four narration’s of exorcisms. |
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