ESCOLA SUPERIOR
DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM TEOLOGIA
Banco
de Teses e Dissertações
Monografia de Mestrado Profissionalizante
Título |
Interfaces de uma educação transformadora na Escola Imaculado Coração de Maria: um olhar a partir da pastoral escola / Magda Izabel dos Reis |
Autor |
Reis, Magda Izabel dos |
Área de concentração |
Educação comunitária com infância e juventude |
Orientador(es) |
Norgueira, Sandra Vidal |
Data da Defesa |
Março de 2006 |
Palavras-Chave |
educação transformadora; pastoral escolar; diálogo; espiritualidade; solidariedade |
Resumo |
Nesta Pesquisa pretende-se responder a questão: Que interfaces, de uma Educação Transformadora, estão presentes na Escola Imaculado Coração de Maria, sob a ótica da Pastoral Escolar? A Pastoral Escolar dá identidade a escola confessional. Analisamos a Pastoral Escolar como um espaço evangelizador no ambiente escolar. Para isto utilizamos a metodologia da pesquisa-ação. Foram entrevistados alunos, pais, professores e funcionários da escola. Foi utilizado ainda, como referencial teórico, a metodologia histórico -evangelizadora, que consiste na reflexão pastoral a partir de observações e registros. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. No primeiro capítulo abordamos a pedagogia emancipatória na perspectiva freiriana, analisando a concepção de uma educação bancária e a concepção de uma educação dialógica. No segundo capítulo abordamos a Educação Transformadora como missão educativa das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. Apresentamos aspectos históricos da Congregação e os princípios educacionais que fundamentam sua ação. No terceiro capítulo apresentamos a Pastoral Escolar da Escola Imaculado Coração de Maria: conceituação e método, bem como a fundamentação teológica deste trabalho: o Projeto de Jesus Cristo e as atividades desenvolvidas por este setor: encontros de formação, celebrações de fé e vida, grupo de jovens, projeto social e retiros. No quarto capítulo destacamos alguns desafios pastorais para um mundo em mudança: promover o diálogo inter-religioso e o respeito à diversidade, cultivar uma espiritualidade cristã, educar para a solidariedade e a paz. |
Abstract |
|
Arquivo |
Texto completo (pdf) |