ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice Voltar para Autoria Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título A prática da educação cristã com séries iniciais em escolas batistas
Autor Rocha , Celma Christina Cruz da
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Streck, Danilo Romeu
Banca Examinadora Streck, Danilo Romeu
Schneider-Harpprecht, Christoph 
Britto, José Roberto P. de 
Data da Defesa 29/08/1995
Palavras-Chave Educação cristã
Escolas Batistas
Reflexão-ação-reflexão
Ensino fundamental
Resumo O presente estudo consiste numa investigação sobre a prática da Educação Cristã com séries iniciais em escolas batistas. A Educação Cristã tem uma possibilidade de atuação que não se limita a aulas em momentos isolados da dinâmica escolar. Pode desenvolver-se de forma integrada, considerando o desenvolvimento do educando e através de um processo de reflexão-ação-reflexão que promova um compromisso vivencial da fé com uma prática transformadora. O primeiro capítulo apresenta alguns elementos histórico-pedagógicos que fundamentam a Educação Cristã nas escolas batistas e o resultado da sondagem sobre o trabalho atual de Educação Cristã com séries iniciais, com uma breve identificação dos problemas observados na prática educativa. O segundo capítulo apresenta algumas considerações de cunho teológico e pedagógico. Neste se consideram elementos teóricos básicos para a construção de uma nova proposta de Educação Cristã Escolar. O terceiro capítulo descreve e analisa uma tentativa prática de reformulação da proposta de Educação Cristã desenvolvida no Colégio Batista de Porto Alegre.
  
Abstract This study consists of an investigation about the practice of Christian Education with grades one through four at Baptist Schools. The Christian Education is not restricted to isolated moments and classes, but it goes further. It can be developed in an integrated way, considering the pupil’s progress through a reflexion-action-reflexion process, promoting an existential relationship between faith and the transforming practice. The first chapter presents some historical-pedagogical elements that constitute the foundations for Christian Education at Baptist schools as well as the results of a preliminary research on the present Christian Educational work with elementary grades, identifying the problems observed in the educational practice. The second chapter presents some theological and pedagogic considerations. It considers the basic theoretical elements for the construction of a new proposal for Christian Education in schools. The third chapter describes and analyses a practical attempt to reformulate the Christian Educational proposal developed at the Baptist School in Porto Alegre.
Arquivo