ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título A reflexão teológica como obra do amor
Autor Rohden, Cleide Cristina Scarlatelli
E-mail
Área de concentração Teologia e História
Orientador(es) Altmann, Walter
Banca Examinadora

Altmann, Walter
Mueller, Enio Ronald
Brakemeier, Gottfried
Weiler, Lúcia
Gouvêa, Ricardo Quadros

Data da Defesa 18/12/2001
Palavras-Chave Amor
Teologia
Sören Kierkegaard
Teologia da libertação
 
Resumo

O objetivo de nossa tese doutoral se insere precisamente dentro dos esforços da teologia da libertação com vistas à elaboração de uma razão compassiva comprometida com a luta pela erradicação do sofrimento de milhões de pessoas, apresentando uma configuração da atividade teológica a a partir do amor. Nesse esforço para configurar o saber teológico a partir do amor, as reflexões de Sören Kierkegaard iluminarão a nossa caminhada. Como alternativa ao modo de pensar dominante em seu tempo, afirmamos que Kierkegaard busca reconfigurar a reflexão, incluindo a teológica a partir do amor. A tese está dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo, analisamos o primado do amor no cristianismo. A partir dessa centralidade do amor, no segundo capítulo, analisamos a relação entre amor e conhecimento na atividade teológica. No terceiro capítulo, o pensador Sören Kierkegaard entra em cena apresentando-nos caminhos para a nossa busca de uma configuração da atividade teológica a partir do amor. O quarto e último capítulo visa apresentar um balanço conclusivo a respeito dessa configuração da teologia enquanto intellectus amoris.

Abstract The purpose of this doctoral dissertation is related to the efforts undertaken by liberation theology in order to work out a compassionate reason that is committed to the struggle for the eradication of the suffering of millions of people by presenting a configuration of theologizing based on love. Sören Kierkeggard´s reflections will illuminate our path as we try to configure the knowledge of theology. As an alternative to the dominant way of thinking in this time, Kierkegaard tries to reconfigure reflection by including the theological reflection based on love. The dissertation is divided into four chapters. The first chapter discusses the primacy of love in Christianity. On the basis of the central role played by love, the second chapter analyzes the relationship between love and knowledge in theologizing. In the third chapter Sören Kierkegaard presents us paths four our search for a configuration of theologizing based on love. The fourth and last chapter presents a concluding examination of the configuration of theology as intellectus amoris.
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