ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título Pessoalidade, comunitariedade e ética libertadora: abordagem de alguns temas ético-teológicos e pedagógicos latino-americanos a partir de Enrique Dussel
Autor Santos, Jairo Lindolfo Menezes dos 
E-mail
Área de concentração Teologia e História
Orientador(es) Altmann, Walter
Banca Examinadora Altmann, Walter
Streck, Danilo Romeu 
Sidekum, Antonio 
Data da Defesa 27/08/1996
Palavras-Chave Ética comunitária
Alteridade
Práxis
Teologia da libertação
Enrique Dussel
Resumo

O presente estudo objetiva investigar o paradigma da ética comunitária libertadora desenvolvido por Enrique Dussel na América Latina. Busca-se aprofundar os temas da pessoalidade (alteridade), comunitariedade e ética libertadora a partir do sistema ético teológico dusseliano. Ao lado da investigação do sistema ético dusseliano também empreende-se uma pesquisa de aproximação a outros pensadores latino-americanos comprometidos com a reflexão e a práxis libertação humana neste continente. Partindo-se dos pressupostos ético-filosóficos de Dussel, este trabalho desenvolve diversos temas ético-teológicos, bem como investiga alguns elementos da eticidade do projeto pedagógico latino-americano. O interesse deste estudo de ética comunitária brotou do compromisso com uma prática pastoral solidária e intenta colocar-se a serviço da formação ética do povo de Deus, desafiando-o a aprender ouvir e servir ao próximo necessitado e excluído da sociedade contemporânea.

  
Abstract The present study investigates the paradigm of liberating community ethics developed by Enrique D. Dussel in Latin America. It is an attempt to analyze the themes of personality (alterity), community and liberation ethics in the perspective of the Dusselian theological-ethical system. Besides the analysis of the Dusselian ethical system, there is also an approximation to other Latin American thinkers committed to the human liberation reflection and praxis in this continent. Based on Dussel’s ethical-philosophical presuppositions, this study comprehends various ethical-theological themes, as well as some basic elements of the ethicity of the Latin American pedagogical project. The motivation for this study grew out of the commitment with a solidary pastoral practice and intends to be an instrument for the ethical education of God’s people, challenging them to learn to listen to and to serve the poor and excluded neighbor in contemporary society.
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