ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

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Dissertação de Mestrado

Título

Central do Brasil: busca, fuga, inversão e encontro. A expressividade simbólica-teológica do filme a partir de uma troca de olhar entre cinema e teologia

Autor

Santos, Joe Marçal Gonçalves dos

E-mail


Área de concentração

Teologia e História

Orientador(es)

Mueller, Enio Ronald

Banca Examinadora

Mueller, Enio Ronald
Bobsin, Oneide
Noronha, Marcio Pizaro

Data da Defesa

22/02/2002

Palavras-Chave


Resumo

Uma análise do filme Central do Brasil, de Walter Salles, 1998, numa perspectiva de interpretação teológica. No primeiro capítulo é apresentado o referencial teórico da teologia da cultura de Paul Tillich, que sustenta a abordagem do filme com uma concepção de cultura e religião a partir do fenômeno do significado como realização do espírito humano. O cinema, a partir daí, é visto como suporte cultural para dar expressão a uma significatividade teológica por meio da linguagem simbólica. Esta primeira parte encerra dispondo de categorias de análise e classificação do filme. O segundo capítulo caracteriza a linguagem simbólica do cinema e o alcance de sua expressividade na situação cultural em que surge, vindo ao encontro de uma necessária sensibilização do olhar teológico à forma fílmica, no que tange seu caráter simbólico. Finalmente, a análise do filme: parte de uma descrição, avança procurando caracterizar seu estilo expressivo, o desenvolvimento narrativo, e, então, concentra-se em determinadas cenas e imagens, sobre as quais a interpretação teológica se detém. Por sua vez, a significação teológica que Central do Brasil articula não é de uma evidência imediata, devido a seu marcado realismo e sua opção em tematizar questões práticas. Contudo, o tratamento simbólico opera uma espécie de “transfiguração” da cotidianidade que representa, ressignificando-a com uma aguçada sensibilidade teológica.


Abstract

This dissertation presents an analysis of the film Central do Brasil, by director Walter Salles (1998), from the perspective of theological interpretation. The first chapter describes the theology of culture of Paul Tillich – the theoretical framework which sustains the theological approach to the film. It offers a concept of culture and religion from the point of view of meaning as a production of human spirit. Films are seen as a cultural vehicle expressive of theological meaning by means of symbolic language. The first part of the dissertation, then, deals with the categories of analysis and classification of films. The second part or chapter characterizes the symbolical language of film, and its expressiveness in the cultural situation in which it arises, thus meeting the needs of sensibilization of the theological outlook to the filmic form with regard to its symbolic character. The last chapter presents an analysis of the film Central do Brasil. It starts with a description of the film and moves forth by characterizing its expressive style, its narrative development. Concentrating finally in some scenes, which are then made the object of a specific theological interpretation. Central do Brasil's theological meaning is not of immediate evidence, because of the pointed realism of the film and its option for practical questions as main themes. Symbolic treatment operates a kind of “transfiguration” of the cotidianidade, the day-by-day issues which it represents ressignifying it with sharp theological sensitiveness.

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