ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título Retorno às fontes para atualização dos sonhos
Autor Santos, Regina Coeli Freitas dos
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Deifelt, Wanda
Banca Examinadora Deifelt, Wanda
Bobsin, Oneide 
Eggert, Edla 
Data da Defesa 16/04/2001
Palavras-Chave Ordenação de mulheres
Batistas
Ministérios
Teologia feminista
Resumo Retorno às fontes para atualização dos sonhos é uma reflexão sobre a construção do ministério metodista ordenado feminino, no Rio Grande do Sul. Na perspectiva de gênero/teologia feminista se reflete a admissão das mulheres à estrutura eclesiástica com seu "ethos" masculinizado-masculizante sem estratégia de inclusão plena. Trata também, dos movimentos de [re]produção de modelos pelas mulheres ministras em sua dupla dimensão contrária entre regulação e emancipação, a saber: 1 – movimentos no sentido da reprodução pela adoção dos modelos disciplinadores dominantes com seus valores e práticas de poder, e, reforço do modelo do ser mulher-feminilizado (eterno feminino), em atravessamento; 2 – movimentos no sentido à inovação pela tradução do poder-poder por outras formas e criação de tempos-espaços de singularizações. À conflitividade se impõe atualização dos dispositivos institucionais de inclusão de caráter teo-pedagógicos, em transversalidade, para recriação da vocação de ser na razão solidária: Igreja e Ministério Ordenado Feminino.
Abstract Returning to the source to revitalize dreams is a reflection on the construction of the Methodist ordained women’s ministry in Rio Grande do Sul. The admission of women into the androcentric ecclesiastical structure is analyzed within the perspectives of gender theory and feminist theology, considering the absence of a specific inclusion strategy. The paper will also deal with the production and reproduction of female ministerial models in two contrary dimensions: between the established male model and the emancipatory model. That is, 1 – the effort to reproduce through of the dominant normative models with their values and wielding of power, and the reinforcement of the model of the feminized woman (the eternal female) in vicious cycle; 2 – the effort to innovate through the translation of power-wielding through other forms and personal singularization through the creation of time and space contexts. This conclict scenario requires the actualization of institutional theo-pedagogical forms and practices of inclusion, within a transversality to recreate the ministerial call within a rationale of solidarity between the church and the ordained female ministry
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