ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título O sagrado nas canções folclóricas infantis brasileiras
Autor Silva, Laura Franch Schmidt da
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Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Daunis, Roberto Antonio
Banca Examinadora Daunis, Roberto Antonio
Bobsin, Oneide
Deifelt, Wanda
Garcia, Rose Reis
Eggert, Edla
Data da Defesa 12/05/1999
Palavras-Chave Sagrado
Música infantil
Folclore
Vida religiosa de criancas
Resumo

Uma análise de textos das canções folclóricas infantis brasileiras com vistas a constatar a presença do sagrado. Na primeira parte são examinados, numa visão de conjunto, os conceitos pertinentes a experiência religiosa da criança, potencial religioso da criança, fé infantil, sagrado, profano, símbolos religiosos infantis e a imagem de Deus. A constatação de elementos relacionados a imagem de Deus conclui esta primeira parte. Na segunda parte estão os conceitos de folclore musical e a análise do texto referido repertório musical infantil. Na terceira parte, de posse das palavras e expressões extraídas dos textos das canções propõe-se uma taxionomia triadica. Com essa taxionomia retorna-se a questão inicial na tentativa de responder pela contribuição que as canções infantis de folclore brasileiro oferecem na estruturação do sagrado pela criança.

  
Abstract This work is an analysis of Brazilian nursery folk songs aiming to discover the presence of the sacred in their texts. In the first part the elements of the following conjunctive concepts are examined: The religious experience of the child, the religious potential of the child, infant faith, the sacred, the profane, infant religious symbols and the image of God. The second part is an analysis of the texts of the repertory of nursery folk songs on the basis of an association between the above mentioned conjunctive concepts and the words/expressions employed in the 60 folk songs selected. In the third and last part a tripartite taxonomy is proposed, taken from the analysis itself, and with it, the author returns to the songs, seeking to answer to what measure the sacred is present in the text of the Brazilian nursery folk songs.
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