ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

História, Teologia e Prática do Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria: uma contribuição para o movimento ecumênico no Brasil

Autor

Stoffel, José Carlos

Área de concentração

Teologia e História

Orientador(es)

Sinner, Rudolf von

Banca Examinadora

Sinner, Rudolf von
Bobsin, Oneide
Susin, Luiz Carlos

Data da Defesa

21/03/2006

Palavras-Chave


Resumo

A presente dissertação é fruto de uma pesquisa sobre a história, teologia e prática de um organismo ecumênico, o Centro Ecumênico de Evangelização, Capacitação e Assessoria – CECA. O CECA nasceu com entidade católico-romana e foi evoluindo de uma forma que se tornou ecumênica por causa de diversos fatores, especialmente eclesiásticos. Neste trabalho analisaremos a contribuição do CECA na difusão da Teologia da Libertação no Brasil e suas práticas a partir desse referencial teológico e as implicações da história da entidade com o próprio desenvolvimento da TL na América Latina. Concomitantemente foi se construindo uma proposta de ecumenismo no CECA que foi um aporte significativo para o movimento ecumênico no Brasil. Na memória dos trinta anos de história do CECA se resgatam personagens, práticas e uma proposta de evangelização comprometida com as transformações estruturais da sociedade, como mediações históricas do reino de Deus que têm na unidade dos cristãos como principal princípio para uma nova oikoumene segundo os desígnios de Deus, anunciados pelos profetas bíblicos e encarnados em Jesus Cristo.



Abstract

The present dissertation is a research about History, Theology and Practice of an ecumenical organism – The Ecumenical Center of Evangelization, Formation and Consultancy – CECA. It was created as a Roman-Catholic entity and has been growing to become ecumenical because of many, namely ecclesiastic reasons. In this essay, I shall analyze the contribution of CECA toward the proliferation of Liberation Theology in Brazil and its practices based on this theological reference, as well as the interrelatedness between the history of this organization with the development of Liberation Theology in Latin America. Simultaneously, a new ecumenical proposal was being elaborated by CECA which has given significant support to the Ecumenical Movement in Brazil. From the thirty years of its history, many things are to been remembered: persons, practices and a proposal of evangelization engaged with structural transformations of society, as historic mediations of the kingdom of God with Christian unity as its main principle toward a new oikoumene, according to God’s purpose, announced by biblical prophets and embodied in Jesus Christ.

Arquivo

Texto completo (pdf)