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Dissertação de Mestrado
Título | Casa igualitária e casa patriarcal: dois espaços e perspectivas diferentes de vivência cristã: o caminho da patriarcalização da Igreja no primeiro século do Cristianismo |
Autor | Ströher, Marga Janéte |
Área de concentração | Bíblia |
Orientador(es) | Schneider, Nélio |
Banca Examinadora |
Schneider, Nélio Wegner, Uwe Reimer, Ivoni Richter |
Data da Defesa | 27/02/1998 |
Palavras-Chave | Códigos domésticos Comunidade cristãs primitivas Igrejas domésticas Patriarcado Leitura feminista da Bíblia |
Resumo | Estudo das comunidades domésticas e dos códigos domésticos do Novo Testamento e o início do processo de patriarcalização da igreja. As comunidades cristãs surgem como assembléia – ekklesia – na casa. A casa é a unidade sócio-política básica do mundo greco-romano, de relações patriarcais entre seus membros, onde o pater familias tem as prerrogativas jurídicas, religiosas e políticas. As comunidades cristãs tinham um forte vínculo com a casa, mas não adotaram a estrutura patriarcal como seu modelo de organização. Nas comunidades cristãs domésticas a relação entre as diversas categorias sociais são mais igualitárias e atingem a organização da casa patriarcal greco-romana. As igrejas domésticas representam, portanto, um novo paradigma social e religioso. As regras de comportamento familiar, chamados de códigos domésticos, mostram, contudo, que a vida familiar e comunitária estava sendo determinada pela estrutura do antigo oikos greco-romano. Eles representam o estabelecimento de normas de relações patriarcais do oikos greco-romano como regras de comportamento. Pelo estudo comparativo entre códigos domésticos e textos de ética da filosofia vigente, por um lado, e textos onde há afirmação de igualdade no Novo Testamento, por outro lado, podemos concluir que os mesmos tanto refletem como também têm um papel preponderante no processo de patriarcalização da igreja no primeiro século da história cristã. |
Abstract | A study of the household communities and the household codes of the New Testament and the beginning of the process of patriarcalization of the church. The Christian communities begin as assemblies – ekklesia – in the home. The home is the basic social political unit in the Greco-Roman world, made up of patriarchal relationships between their members, where the pater familias has legal, religious and political prerogative. The Christian communities had a strong connection with the home, but they did not adopt the patriarchal structure as their organizational, model. In the Christian household communities the relationship between the various social categories are more egalitarian and influence the organization of the patriarchal Greco-Roman household. The household communities, therefore, represent a new social and religious paradigm. However, the rules for family behavior, called household codes, show that the family and community life was being determined by the structure of the ancient Greco-Roman oikos. They represent the establishment of guidelines of patriarchal relations of the Greco-Roman oikos as rules for behavior. Through a comparative study of the household codes and texts on ethics of the philosophy of the time on the one hand and texts that affirm equality in the New Testament on the other hand, we may conclude that these texts at the same time reflect the process of patriarcalization of the church in the first century of Christian history as well as play a predominant role in that process. |
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