ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice Voltar para Autoria Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título Confirmação na IECLB: Contribuições para um método
Autor Wachs, Manfredo Carlos
E-mail
Área de concentração Teologia Prática
Orientador(es) Streck, Danilo Romeu 
Banca Examinadora Streck, Danilo Romeu
Schneider-Harpprecht, Christoph 
Dreher, Martin Norberto
Data da Defesa 18/12/1995
Palavras-Chave Confirmação
Teologia
Pedagogia
Metodologia
Resumo

O ministério da confirmação na IECLB é uma atividade pastoral, litúrgica e educacional da Igreja exercida, especialmente, com jovens batizados e não-batizados, que se encontram na idade de 12 a 15 anos. É um ministério sedimentado na tradição eclesial, na vivência comunitária e nos costumes religiosos das famílias. Da intersecção entre a teologia e a pedagogia é derivada uma contribuição para um método da confirmação na IECLB. Para esta contribuição busca-se os pressupostos teológicos na pesquisa histórica-sistemática ao se analisar o conceito teológico da confirmação esboçado nos diversos momentos históricos, desde a Igreja Antiga até a atualidade, dando-se ênfase aos recentes estudos da FLM e à reflexão desenvolvida na IECLB. Para os pressupostos pedagógicos analisa-se os estudos de Paulo Freire, tendo em vista a dimensão teológica presente na sua contribuição pedagógica e a importância da sua obra para o contexto educacional na América Latina, procurando centralizar a reflexão na questão epistemológica e antropológica dos seus escritos. Tendo as dimensões teológicas e pedagógicas como pressuposto, procura esboçar um método para a confirmação na IECLB. O método é entendido como um conjunto de ações e reflexões analisadas dialeticamente, sendo constituído por elementos como sujeito, conteúdo, lugar, finalidade e metodologia.

  
Abstract The confirmation in the Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil (IECLB) is a pastoral, liturgical and educational activity done, primarily with baptized and not baptizes youngsters between 12 and 15 years of age. It is a ministry based on the ecclesiastical tradition, on the congregational life and on the religious practices of the families. From the intersection between theology and pedagogy the contribution for a method of the confirmation in the IECLB is derived. For this contribution we look for theological presuppositions in the historical and systematic research when we analyze the theological concept of confirmation which is present in several historical periods, from the Primitive church until today, given emphasis on the studies of the Lutheran World Federation (LWF) and the reflection developed in the IECLB. For the pedagogical presuppositions we analyze the studies of Paulo Freire, because of the theological dimension present in his pedagogical contribution and the importance of his work for the educational context in Latin America. The reflection is centralized on the epistemological and anthropological question present in his writings. Having the theological and pedagogical dimensions as a presupposition, we try to outline a method for the confirmation in the IECLB. The method is understood as a set of actions and reflections analyzed dialectically, being constituted by elements like subject, content, place, objective and methodology.
Arquivo