ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título O Deus cristão: um estudo sobre a teologia trinitária em Leonardo Boff
Autor Westphal, Euler Renato
E-mail
Área de concentração Teologia e História
Orientador(es) Dreher, Martin Norberto
Banca Examinadora Dreher, Martin Norberto
Brakemeier, Gottfried 
Mueller, Enio R.
Sidekum, Antonio
Hortal, Jesus Hortal
Data da Defesa 11/04/1997
Palavras-Chave Deus
Trindade
Teologia da Libertação
Leonardo Boff
Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre a teologia trinitária de Leonardo Boff. Na Primeira Parte, investiga-se duas vertentes, Jürgen Moltmann e Karl Rahner, que deram origem a algumas intuições fundamentais da teologia trinitária em questão. Encetou-se um exame dos conceitos básicos da teologia trinitária de Leonardo Boff, especialmente do termo pericórese, que são fundamentais para o desenvolvimento da teologia em estudo. Na Segunda Parte, cada uma das Pessoas da Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, foi abordada sob a perspectiva da comunhão pericorética no interior de um ambiente doxológico. A dimensão libertadora da Trindade para a criação é avistada sob uma perspectiva doxológica. A Terceira Parte se ocupa com o processo de deconstrução e reconstrução de novas representações trinitárias na teologia de Boff. O interesse está voltado para a perspectiva atual de desenvolvimento do método da teologia investigada, que divisa a realidade de exclusão do pobre e busca pela síntese holístico-ecológica. Na Quarta Parte, que é uma tentativa de contribuição para com a Teologia, fala-se da abordagem trinitária de Boff como uma teologia hermenêutica, que tem o fito de afirmar que Deus é Deus. A teologia da cruz é o instrumento conceptual organizador do discurso em questão. Desse modo, Deus está presente no Mundo como alteridade. Ele permanece como uma Pessoa, um Gegenüber, que não se perde no todo da criação. As suas máscaras são encontradas no mundo. Todavia, somente vemos o seu rosto no Cristo crucificado. O amor é condição para o falar da Trindade, e do amor deriva a comunhão pericorética.

   
Abstract The aim of this work is to present a study of the Trinitarian Theology of Leonardo Boff. In its first part, there is an investigation of two sources, which have originated some of the fundamental insights of the Trinitarian Theology under consideration: Jürgen Moltmann and Karl Rahner. An examination of the basic concepts that are fundamental to the development of the Trinitarian Theology of Leonardo Boff has been done, with special reference to the term perichoresis. In the second part, each one of the persons of the Trinity, the Father, the Son and the Holy Spirit, is approached from the perspective of the perichoretic fellowship, within a doxological milieu. A libertarian dimension of the Trinity, as far as the Creation is concerned, is seen from a doxological perspective. The third part deals with the process of deconstruction and reconstruction of the new Trinitarian representations in Boff's Theology. The interest here is set on the most recent perspective of the development of the Theological methodology being investigated, which takes into account the reality of the exclusion of the poor and seeks a holistic-ecological synthesis. In the fourth part, which is an attempt to make a contribution to Theology, the subject dealt with is Boff's Trinitarian approach as a Hermeneutic Theology that purports to state that God is God. The Theology of the cross is the conceptual tool that organizes the subject being examined. In this sense, God is present in the world as the alter. He remains being a Person, a Gegenüber, which is not lost in the whole of creation. His masks are found in the world. Nevertheless, we see his face only in the crucified Christ. Love is a required condition to speak about the Trinity, and a perichoretic fellowship is derived from love.
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