xxx |
||
Voltar para Índice | Voltar para Autoria | Voltar para Área de Concentração |
Dissertação de Mestrado
Título | O Amor e seus destinos: Um estudo de Oskar Pfister como contribuição para o diálogo entre a teologia cristã e a metapsicologia |
Autor | Wondracek, Karin Hellen Kepler |
Área de concentração | Teologia e História |
Orientador(es) | Mueller, Enio Ronald |
Banca Examinadora |
Mueller, Enio Ronald Pauly, Evaldo Luis Caon, José Luis |
Data da Defesa | 26/11/2002 |
Palavras-Chave | Teologia Psicanálise Metapsicologia |
Resumo | A investigação da vida e obra do Pastor e psicanalista Oscar Pfister (1873-1956), personalidade desconhecida no movimento psicanalítico e na teologia, com o objetivo de resgatar sua contribuição para ambas. A pesquisa bibliográfica em sua extensa obra e em sua corre4spondência com Freud, bem como nos estudos de outros autores serve de base para tecer estas aproximações em três capítulos. No primeiro é construída uma biográfica intelectual de Pfister, desde sua infância, os estudos teológicos, até sua relação com Sigmund Freud. Procura-se investigar de que modo Pfister ingressou no movimento psicanalítico, acolheu a psicanálise e foi acolhido por ela. O segundo capítulo pesquisa a influência da sua bagagem teológica protestante e sua cosmovisão idealista sobre a compreensão da metapsicologia e da clínica psiquiátrica. O eixo está na relação que Pfister estabelece entre a cura de almas praticada por Jesus Cristo e a psicanálise. O eixo está na relação que Pfister estabelece entre a cura de almas praticada por Jesus Cristo e a psicanálise amor é tomado como base para a energia pulsional, o que traz profundas conseqüências para a vida intra e intersubjetiva, a relação entre a natureza e a cultura, entre o princípio do prazer e o princípio da realidade. Sua contribuições originais são destacadas, entre estas, o ponto de vista orgânico, a constante antropológica, a sublimação com eros. Para finalizas esta parte, traz-se um estudo de caso da clínica Pfister. O terceiro capítulo acompanha a inserção da psicanálise na teologia cristã. O amor de Cristo é tomado como linha de base, e sua substituição paulatina por angústias e obsessões na história do cristianismo é interpretada com o auxílio da teoria psicanalítica. Encerrando esta parte, traz-se a interpretação de Pfister sobre a lida de Lutero. Nas reflexões finais, procede-se à contextualização das suas idéias e da sua pesquisa para o exercício inter e transdisciplinar. |
Abstract | Theme of this dissertation is the life and work of the Swiss pastor and psychoanalyst Oskar Pfister (1873-1956), a relatively little known character both to the psychoanalytic movement and to theology. The main purpose is to recover his contributions to both. The dissertation is based on bibliographic research in the corpus of his writings and in his correspondence with Freud, as well as in the secondary literature, and is structured in three chapters. The first presents an intellectual biography of Pfister, from his childhood through his academic studies and his relationship with Sigmund Freud. A main focus is on how Pfister entered the psychoanalytic movement, how he received psychoanalysis and was received by it. The second chapter investigates the influence of his protestant theological heritage and his idealist worldview on his understanding of metapsychology and clinical psychoanalysis. Here the focus is on the relation Pfister establishes between the soul care practised by Jesus and psychoanalysis. Love is taken as basis for pulsional energy, with profound influences both for inner and intersubjective life, the relation between nature and culture, the relation between the principle of pleasure and the principle of reality. Pfister's original contributions are pointed out, among them the organic point of view, the anthropological constant and his concept of sublimation with eros. Concluding, this part, there is a case study of his clinic. The third chapter is about the insertion of psychoanalysis in christian theology. The love of Christ is taken as line basis, and its gradual substitution by anxieties and obsessions in the history of christianity is interpreted with the help of psychoanalytic theory. This part is concluded with Pfister's interpretation of Luther's life. In the final remarks to the dissertation there are suggestions about the contextualization of Pfister's ideas and research, with a special focus in inter and transdisciplinary studies. |
Arquivo |