Estudos Teológicos  2000
Vol. 40, n. 1

Resumos / Resúmenes / Abstracts

Bibliodrama: Um acesso à Bíblia no contexto pedagógico / Roberto Daunis

Resumo: O uso de bibliodramas em grupos cristãos serve ao propósito de promover a aproximação e relacionar os textos bíblicos com a vida real cotidiana das pessoas. Esta aproximação supõe uma prática pedagógica adequada, que considere o texto bíblico e a vivência individual e grupal das pessoas que com ele se ocupam, integrando as várias dimensões do conhecimento. O estudo aponta para detalhes a serem observados em relação aos participantes e em relação ao papel da liderançaa nos grupos de bibliodrama.

Resumen: El uso del bibliodrama en grupos cristianos sirve al propósito de promover la aproximación y relacionar los textos b¡blicos con la vida real cotidiana de las personas. Esta aproximación supone una practica pedagógica adecuada, que considere el texto b¡blico y la vivencia individual y grupal de las personas que con él se ocupan, integrando varias dimensiones del conocimiento. El estudio apunta para detalles a ser observados en relación a los participantes y en relación al papel de los lideres en los grupos de bibliodrama.

Abstract: The use of Bible dramas in Christian groups serves to help relate the Bible texts with the real daily lives of people and to bring these texts closer to their lives. This approach presupposes an adequate pedagogical practice that considers the biblical text and the individual and group life experience of the people that are dealing with the texts, integrating the various dimensions of knowledge. The study points out details to be observed in relation to the participants and in relation to the role of the leadership in Bible drama groups.


Contribuições do paradigma de corporeidade para o aconselhamento libertador / Arno Vorpagel Scheunemann

Resumo: Presenciamos uma espécie de contradição no que respeita à nossa corporeidade: por um lado, a imagem do corpo é muito valorizada, por outro, o corpo é instrumentalizado, submetido ao princípio da utilidade. O estudo apresenta duas concepções de corporeidade, conceituadas como "matemático-racional" e "estética", e formula as características de um aconselhamento pastoral libertador, que busca responder às questões formuladas por pessoas que enfrentam aquela contradição.

Resumen: Presenciamos una especia de contradicción en lo que respecta a nuestra corporeidad: por un lado la imagen del cuerpo es muy valorizada, por otro, el cuerpo es instrumentalizado, sometido al principio de utilidad. El estudio presenta dos concepciones de corporeidad, conceptuados como "matemático racional" y "estética". Formula las caracter¡sticas de un aconsejamiento pastoral libertador, que busca responder las cuestiones formuladas por personas que enfrentan aquélla contradicción.

Abstract: We are witness to a type of contradiction with respect to our corporeality: on the one hand the image of the body is highly valued, while on the other hand the body is instrumentalized, submitted to the principle of utility. This study presents two notions of corporeality, conceptualized as "rational-mathematical" and "esthetic," and formulates the characteristics of liberating pastoral care, which seeks to answer the questions formulated by people who confront that contradiction.


Hermenêutica negra nos Estados Unidos / Peter Nash

Resumo: Na última década firmou-se nos Estados Unidos uma geração de biblistas negros identificados com o exercício de uma hermenêutica bíblica negra. O estudo apresenta uma descrição das quatro características fundamentais dessa hermenêutica, propondo que estas também possam ser uma contribuição na busca por uma hermenêutica negra no Brasil.

Resumen: En la última década se formó en Estados Unidos una generación de biblistas negros identificados con el ejercicio de una hermenéutica bíblica negra. El estudio presenta una descripción de las cuatro características fundamentales de esta hermenéutica, proponiendo que estas también puedan ser una contribución en la búsqueda de una hermenéutica bíblica en Brasil.

Abstract: In the last decade a generation of Black biblicists identified with the practice of a Black biblical hermeneutics established itself in the United States. The study presents a description of the four basic characteristics of this hermeneutics, proposing that these could also be a contribution in the search for a Brazilian Black hermeneutics.


"A imagem do cruzeiro resplandece"  / Oneide Bobsin

Resumo:  Esta pregação realizada na capela da Escola Superior de Teologia da IECLB, em São Leopoldo, propõe um inusitado e desafiador paralelo entre o "hino cristológico", da carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, que acentua a dimensão de esvaziamento do Cristo que se doa, e o Hino Nacional Brasileiro, que exalta as grandezas da Pátria. Neste ano de festejos pelos 500 anos de Brasil, o evangelho denuncia a escravidão e anuncia novos caminhos de promoção da vida.

Resumen: Esta predicación realizada en la Capilla de la Escuela Superior de Teolog¡a de la IECLB en São Leopoldo, propone un inusitado y desafiador paralelo entre, el "Himno Cristológico" de la Carta del Apóstol Paulo a los Filipenses que acentúa la dimensión de un vaciamiento del Cristo que se dona, y el "Himno Nacional Brasilero", que exalta las grandezas de la Patria. En este año de festejos de los 500 años de Brasil, el evangelio denuncia la esclavitud y anuncia nuevos caminos de promoción de la vida.

Abstract: This sermon that was preached at the chapel of the Escola Superior de Teologia of the IECLB in São Leopoldo, proposes an unusual and challenging parallel between the "Christological hymn" of the letter from Paul to the Philippians, which accentuates the dimension of the emptying out of Christ who gives of himself, and the Brazilian National Anthem, which exalts the greatness of the nation. In this year of celebrations because of the 500 years of Brazil, the Gospel denounces slavery and announces new paths for promoting life.


Ministério compartilhado para a comunidade testemunhas a sua fé / Huberto Kirchheim

Resumo: A palestra proferida pelo Pastor Presidente da IECLB enfoca as relações entre Ministério e Missão. Parte de uma retrospectiva histórica e da descrção de características da IECLB no presente. Aponta, a seguir para alguns "entraves" que dificultam o engajamento missionário. Num terceiro momento apresenta as caracter¡sticas do Ministério Compartilhado enquanto instrumento da missio Dei para viabilizar uma igreja participativa e servidora.

Resumen: La ponencia realizada por el Pastor Presidente de la IECLB enfoca las relaciones entre el Ministerio y Misión. Parte de una retrospectiva histórica y de la descripción de características  de la IECLB en el presente. Apunta a seguir, para algunos "obstáculos" que dificultan el compromiso misionero. En un tercer momento presenta las características del "Ministerio Compartido" en cuanto instrumento de la Missio Dei para viabilizar una iglesia participativa y servidora.

Abstract: The lecture proffered by the Pastor President of the IECLB focuses on the relationships between Ministry and Mission. It begins with a historical retrospective and a description of the characteristics of the IECLB at the present moment. Following this he points out some "barriers" that make missionary involvement difficult. In the third part he presents the characteristics of Shared Ministry as an instrument of the missio Dei to facilitate a participative and serving church.


Não é somente coisa do passado / Ulrich Schoenborn
Artigo completo 
Resumo: Numa perspectiva crítica de análise dos 500 anos do Brasil, somos confrontados com o fato de que os missionários cristãos europeus reforçaram as estruturas de coloniação e dominação que migraram com os povos colonizadores. O discurso que acentua o "descobrimento" e o "encontro de culturas" não ajuda a esclarecer o que de fato aconteceu nesses 500 anos em termos de violência e imposição cultural. E a Igreja serviu ao projeto colonizador dando-lhe legitimidade a partir de uma interpretação bíblica seletiva. O desafio do momento presente é buscar uma releitura da Bíblia, auscultando a voz dos oprimidos que se apropriam da tradição mediante uma nova consciência da situação de opressão. Esta postura poderá abrir novos caminhos de solidariedade e de cooperação entre o trabalho exegético latino-americano e o europeu.

Resumen: En una perspectiva critica de análisis de los 500 años de Brasil, somos confrontados con el hecho de que los misioneros cristianos europeos reforzaran las estructuras de colonización y dominación que migrarón con los pueblos colonizadores. El discurso que acentúa el "descubrimiento" y el "encuentro cultural" no ayuda a esclarecer lo que realmente aconteció en estos 500 años en términos de violencia e imposición cultural. Y la iglesia sirvió al proyecto colonizador dándole legitimidad a partir de una interpretación bíblica selectiva. El desaf¡o del momento presente es buscar una relectura de la Biblia auscultando la voz de los oprimidos que se apropian de la tradición mediante una nueva autoconciencia de la situación de opresión. Esta postura podrá abrir nuevos caminos de solidaridad y de cooperación entre el trabajo exegético latinoamericano y europeo.

Abstract: In a critical perspective of analyzing the 500 years of Brazil, we are confronted with the fact that the European Christian missionaries reinforced the structures of colonization and domination that migrated with the colonizing peoples. The discourse that accentuates the "discovery" and the "meeting of the cultures" does not help clarify what actually happened in these 500 years in terms of violence and cultural imposition. And the Church served the colonizing project, giving it legitimacy based on a selective interpretation of the Bible. The challenge of the present moment is to seek a rereading of the Bible, trying to hear the voice of the oppressed who appropriate for themselves the tradition through a new self awareness of the situation of oppression. This posture may open up new paths of solidarity and cooperation between Latin American and European exegetical studies.


O novo ensino religioso: Tropeço ou oportunidade / Pedro Puente Reyes

Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre os pressupostos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. Ressalta que esses parâmetros não buscam, primeiramente, compreender as causas do pluralismo religioso, mas perguntam pelo quê fazer frente ao mesmo. O autor entende que a pluralidade deve ser entendida como fonte de riqueza para a formação da pessoa. O Ensino Religioso deve oportunizar o encontro e o diálogo de pessoas iguais em valor e dignidade ante o Transcendente, mas com experiências e tradições religiosas distintas. A professora será uma facilitadora desse encontro e diálogo e o Ensino Religioso não será espaço de catequese nem de proselitismo.

Resumen: El art¡culo presenta una reflexión respeto de los presupuestos de los  Parámetros Curriculares Nacionales de  Enseñanza Religiosa. Resalta que esos parámetros no buscan, primeramente, comprender las causas del pluralismo religioso, pero preguntan por el que  hacer delante del mismo. El autor entiende que la pluralidad debe ser comprendida como fuente de riqueza para la formación de la persona. La Enseñanza Religiosa debe oportunizar el encuentro y el diálogo de personas iguales en valor y dignidad ante lo Transcendente, pero con experiencias y tradiciones distintas. La maestra será una facilitadora de ese encuentro y diálogo y la Enseñanza Religiosa no será espacio de catequesis ni de proselitismo.

Abstract: This article presents a reflection about the presuppositions within the National Curricular Parameters of Religious Education. I emphasizes that in the first place, these parameters do not seek to understand the causes of religious pluralism, but instead ask what to do when confronted with this pluralism. The author understands that this pluralism should be understood as a source of richness in a person's formation. Religious education should provide the opportunity for the encounter and dialogue of persons who are equal in value and dignity before the Transcendent but who have different experiences and religiouas traditions. The teacher will be the facilitator of this encounter and dialogue and Religious Education will not be a space for catechesis nor for proselytism.


O papel da igreja no serviço do desenvolvimento / Carlos Gilberto Bock

Resumo: O estudo busca mostrar que as igrejas se engajam em serviços de desenvolvimento a partir de uma perspectiva própria. Acentua-se que esta perspectiva está teologicamente fundamentada, e que esta fundamentação põe em correlação os termos "missão", "diaconia" e "desenvolvimento". As igrejas assumem serviços de desenvolvimento, pois entendem como uma tarefa diaconal a construção de paradigmas de desenvolvimento orientados para a paz, justiça e integridade da criação, além de entenderem-se chamadas a influenciar as estruturas de poder em favor de relações justas entre pessoas e povos, e proporem um modelo de desenvolvimento condizente com a fé cristã a qual compromete com uma nova visão de mundo.

Resumen: El estudio busca mostrar que las iglesias se comprometen en servicios de desenvolvimiento a partir de una perspectiva propia. Se acentúa que esta perspectiva está teológicamente fundamentada y que esta fundamentación pone en correlación los términos "misión", "diaconia", y "desenvolvimiento". Las iglesias asumen servicios de desenvolvimiento, pues entienden como una tarea diaconal la construcción de paradigmas de desenvolvimiento orientado para la paz, justicia e integridad de la creación, Además de entenderse llamadas a influenciar las estructuras de poder a favor de relaciones justas entre personas y pueblos, y proponer un modelo de desenvolvimiento condis con la fe cristiana, la cual comprometen con una nueva visión del mundo.

Abstract: This study seeks to show that the churches become involved in development services based on their own perspective. One needs to emphasize that this perspective has a theological base and that this base correlates the terms "mission", "diaconate" and "development". The churches take on development services because they understand that the construction of development paradigms oriented toward peace, justice and the integrity of creation is a diaconal task. Aside from this they feel called to influence the power structures in favor of just relationships between people and nations, and to propose a model of development that is coherent with the Christian faith which is committed to a new world view.


Atualização: Fevereiro de 2001.