Estudos Teológicos  2000
Vol. 40, n. 2

Resumos / Resúmenes / Abstracts

Considerações sobre o batismo à luz do rebatismo e da teologia anabatista / Marcos Kruse

Resumo: O artigo trata dos aspectos relacionados à prática do rebatismo. Como o assunto depende da própria fundamentação em torno do batismo, é necessária uma abordagem ampla, que compreenda o próprio significado do batismo. A ótica do artigo parte das possibilidades de diálogo entre a teologia luterana e a anabatista. Entende o autor que o anabatismo é uma prática não muito adequada. Entretanto, na consideraço dos fatores envolvidos, o rebatismo no deve ser visto como um problema doutrinal que justifique anátemas. O rebatismo é, antes, um problema de ordem psicológica.

Resumen:  El artículo trata de los aspectos relacionados a la práctica del rebautizo. Como el asunto depende del propio fundamento en torno del bautismo, es necesario un abordaje  amplio, que comprenda el propio significado del bautismo. La óptica del artículo parte de las posibilidades de diálogo entre teología luterana y anabaptista.  Entiende el autor que el anabaptismo es una práctica no muy adecuada. Entre tanto, en la consideración de los factores envueltos, el rebautizo no debe ser visto como un problema doctrinal que justifique anatemas. El rebautizo es, antes, un problema de orden psicológico.

Abstract: The article discusses aspects related to the practice of rebaptism. Since this issue depends on the foundations of baptism itself, the author develops a broad approach, including the very meaning of baptism. He also explores the possibilities of dialog between Lutheran and Anabaptist theology. According to the author, anabaptism is not a very adequate practice. However, when considering all the factors involved, rebaptism should not be seen as a doctrinal problem that would justify anathemas. Rebaptism is, rather, a problem of psychological nature.


O Espírito Santo e a Igreja Luterana / Gottfried Brakemeier

Artigo completo

Resumo: O movimento carismático significa um desafio para todas as igrejas, também as luteranas. É sintoma da efervescente religiosidade moderna. Será sinal de renovação ou fator de divisão? Novamente se coloca às igrejas a tarefa do discernimento dos espíritos. O Novo Testamento fornece uma série de critérios para tanto. Não despreza fenômenos comuns do mundo religioso, a exemplo do falar em línguas. Mas os coloca a serviço da comunidade. A Igreja Luterana está comprometida com essa visão, entendendo-se também ela como Igreja pentecostal. Justamente por essa razão não pode deixar de ser elemento crítico no mundo dos espíritos.

Resumen: El movimiento carismático significa un desafío para todas las iglesias, también las luteranas. Es síntoma de la efervescente religiosidad moderna. Será señal de renovación o factor de división? Nuevamente se coloca a las iglesias la tarea del discernimiento de los espíritus. El Nuevo Testamento ofrece una serie de criterios para eso. No desprecia los fenómenos comunes del mundo religioso, como por ejemplo el hablar en lenguas. Mas las coloca al servicio de la comunidad. La Iglesia luterana está comprometida con esta visión, entendiéndose también ella como Iglesia pentecostal. Justamente por esa razón no puede dejar de ser elemento crítico en el mundo de los espíritus.

Abstract: The charismatic movement poses a challenge to all churches, including the Lutheran churches. It is a symptom of the effervescent modern religiosity. Is it a sign of renewal or a factor of division? Once again the churches are faced with the task of discerning the spirits. The New Testament offers several criteria for that. It does not belittle phenomena that are common in the world of religions, such as speaking in tongues. But it puts them at the service of the community/congregation. The Lutheran church is committed to this view and understands itself too as a pentecostal church. Precisely for this reason it has to be a critical element in the world of spirits.



Espiritualidade na vertigem do tempo / Roberto E. Zwetsch

Resumo: Espiritualidade é a vivncia da fé cristã sob a ação do Espírito Santo. Ela abarca a vida integral da pessoa cristã. Essa vivência diz respeito a uma experincia radical de gratuidade e de seguimento do evangelho de Jesus de Nazaré. Neste artigo o autor ensaia um caminho pouco comum para refletir sobre o tema da espiritualidade: o da poesia. Na sua opinião, não há linguagem mais profunda e inspiradora do que a linguagem poética. Não por acaso, a Bíblia está cheia dela. Ao longo do texto, comenta poesias de diversos autores cristãos, mostrando como nesses textos transparece uma perepção aguda da realidade humana e, nela, a experiência do sagrado.

Resumen: Espiritualidad es la vivencia de la fe cristiana sobre la acción del Espíritu Santo. Ella abarca la vida integral de la persona cristiana. Esta vivencia dice respecto a una experiencia radical de gratuidad y de seguimiento del evangelio de Jesús de Nazaret. En este artículo el autor ensaya un camino poco común para reflexionar sobre el tema de la espiritualidad, el de la poesía. En su opinión, no hay lenguaje más profundo e inspirador que el lenguaje poético. No es por acaso, que la Biblia está llena de él.  A lo largo del texto, comenta poesías de diversos autores cristianos mostrando como en estos textos se trasluce una percepción aguda de la realidad humana y, en ella, la experiencia de lo sagrado.

Abstract: Spirituality is the living out of the Christian faith under the action of the Holy Spirit. It comprehends the whole of Christian life. That living out has to do with a radical experience of gratuitousness and discipleship of the gospel of Jesus of Nazareth. In this article the author attempts an uncommon reflection on the topic of spirituality by using poetry. In his opinion, there is no language that is more profound and inspiring that the language of poetry. It is not by chance the Bible is full of it. He comments on poems by several Christian authors, showing that in these texts we have a sharp insight into human reality and, within it, the experience of the sacred.


As mediações das experiências do Espírito Santo / Euler Westphal

Resumo: O estudo parte da constatação de que muitas denominações cristãs históricas presenciam um retorno da experiência religiosa como reação a uma priorização unilateral da reflexão, herança de uma tradição iluminista. Em vista dessa realidade o autor apresenta a contribuição da teologia de Lutero perguntando pelas mediações da experiência do Espírito Santo, ligado às coisas externas, materiais, ao âmbito da criação. Em Lutero, a experiência do Deus Triúno é legítima na medida em que for uma experiência ad extra, que nos alcança de fora e não dilui a lógica do paradoxo bíblico, pois o Espírito Santo não é uma energia divina, mas é Deus pessoal.

Resumen: El estudio parte de la constatación que muchas denominaciones cristianas históricas presencian un retorno de la experiencia religiosa como reacción a una prioridad unilateral de la reflexión, herencia de una tradición iluminista. En vista de esa realidad el autor presenta la contribución de la teología de Lutero preguntando por las mediaciones de la experiencia del Espiritu Santo, unido a las cosas externas, materiales, al ámbito de la creación. En Lutero, la experiencia del Dios Trino es legítima en la medida en que sea una experiencia ad extra, que nos alcanza de afuera y no dilui a la lógica de la paradoja bíblica, pues el Espiritu Santo no es una energía divina, más es Dios personal.

Abstract: Many historical Christian denominations are experiencing a return of religious experience as a reaction against a one-sided priority given to reflection, which is an Enlightenment heritage. In view of this reality the author presents the contribution of Luther's theology by asking about the mediations of the Holy Spirit as linked to external and material things, to the realm of creation. In Luther's theology, the experience of the Triune God is legitimate insofar as it is na ad extra experience, which reaches us from the outside and does not dilute the logic of the biblical paradox, since the Holy Spirit is not a divine energy, but the personal God.


A morte morena do protestantismo branco / Oneide Bobsin

Resumo: Utilizando-se da imagem da tela sobre a qual é projetada uma fita, o texto se pergunta pela possíveis passagens ou pelo contrabando simbólico entre o pano de fundo religioso tecido pelo catolicismo popular, cultos afro-brasileiros, espiritismo, umbanda e o pentecostalismo/neopentecostalismo. O drama projetado sobre a tela destaca a "guerra espiritual" promovida pelo pencostalismo, mais especificamente o neopentecostalismo, contra os cultos afro-brasileiros e a umbanda. Neste horizonte, o trabalho pergunta se o combate promovido pelo pentecostalismo/neopencostalismo não se caracteriza pela ruptura no campo religioso no lastro da continuidade cultural.

Resumen: Utilizándose de la imagen de la tela sobre la cual es proyectada una cinta (película), el texto se pregunta por los posibles pasajes o por el contrabando simbólico entre el paño de fondo religioso tejido por el catolicismo popular, cultos afro-brasileros, espiritismo, umbanda y/o pentecostalismo o neopentecostalismo. El drama proyectado sobre la tela destaca la "guerra espiritual" promovida por el pentecostalismo, más específicamente el neopentecostalismo, contra los cultos afro-brasileros y la umbanda. En este horizonte, el trabajo pregunta si el combate promovido por el pentecostalismo / neopentecostalismo no se caracteriza por la ruptura en el campo religioso en la carga de la continuidad cultural.

Abstract: Using the image of a screen on which a film is projected, the article asks about the possible passages or about the symbolic smuggling between the religious background constituted by popular catholicism, Afro-Brazilian cults, spiritism and umbanda, on the one hand, and pentecostalism/neopentecostalism, on the other. The drama that is projected on the screen highlights the "spiritual war" waged by pentecostalism and particularly neopentecostalism against the Afro-Brazilian cults and umbanda. In this horizon, the text asks whether the combat promoted by pentecostalism/neopentecostalism is not characterized by a disruption in the religious field within a cultural continuity.


Psicologia profunda e exegese / Christoph Schneider-Harpprecht

Resumo: Este artigo descreve e examina criticamente a proposta de exegese do controvertido biblista católico Eugen Drewermann. O autor apresenta essa concepção em quatro passos: 1) A crítica de Drewermann à exegese histórico-crítica; 2) o sonho como chave hermenutica; 3) a relação do arquetípico com a História; 4) o problema psicológico de arquétipo, indivíduo e sociedade. Por fim, à guisa de conclusão, o autor esboça um modelo próprio de interpretação bíblica psicanalítica, que é exemplificada a partir de do texto do Evangelho segundo Marcos sobre a tentação de Jesus.

Resumen: Este artículo describe y examina críticamente la propuesta de exégesis del controvertido biblista católico Eugen Drewermann. El autor presenta esa concepción en cuatro pasos: 1) La critica de Drewermann a la exégesis histórico-crítica 2) El sueo como llave  hermenéutica; 3)  La relación del arquetipo con la historia. 4) El problema psicológico del arquetipo, individuo y sociedad. Por último, a modo de conclusión, el autor esboza un modelo propio de interpretación bíblica psicoanalitica, que es ejemplificada a partir del texto del Evangelio según Marcos sobre la tentación de Jesús.

Abstract: The artcile describes and critically discusses the exegetical approach of the controversial Catholic biblical scholar Eugen Drewermann. The author presents this view in four steps: 1) Drewermann's critique of the historical-critical method; 2) the dream as hermeneutic key; 3) the relationship of the archetypical to history; 4) the psychological problem of archetype, individual and society. Finally, as a conclusion, the author sketches his own model of psychoanalytical interpretation of the Bible, using as an example the text on Jesus' temptation in the Gospel of Mark.


Atualização: Fevereiro de 2001.