Estudos
Teológicos 2000
Vol.
40, n. 3
Seqüelas vivenciais na biografia: chances e riscos da pós-modernidade para a poimênica cristã / Sidnei Vilmar Noé (Artigo Completo)
O Jó Bíblico e Viktor E. Frankl / Paulo Sérgio Einsfeld
A Igreja no mundo globalizado / Hans Spitzeck
Vicedom como precursor da teologia pluralista da religião? / Hermann Brandt
As possibilidades de uma ética cidadã a partir do mundo do trabalho / Evaldo Luis Pauly
O nascimento do cristianismo / Ekkehard W. Stegemann e Wolfgang Stegemann
Resumos / Resúmenes / Abstracts
Seqüelas vivenciais na biografia: chances e riscos da pós-modernidade para a poimênica cristã *
Resumo: No contexto latino-americano ocorre uma “queima de etapas” no desenvolvimento cultural, social, econômico, político. Este processo é ambivalente: Por um lado, abrem-se novos horizontes e perspectivas de mudança com uma rapidez e intensidade ímpar. E, por outro lado, este processo arrasta consigo sombras proporcionais à iminência e amplitude destas mudanças. A comunidade cristã atua neste contexto ambivalente: Por um lado ela acolhe estas mudanças como novas possibilidades de atualização da fé cristã no mundo e, por outro lado, ela acolhe de forma perplexa as sombras deixadas por estas mudanças vultuosas. A poimênica é o ato de acolhimento por parte da comunidade cristã das pessoas expostas a estas mudanças. Este acolhimento significa, entre outras coisas, ajudar as pessoas que no empuxo desta sociedade são levadas a queimar etapas na sua biografia a se re-situarem psiquicamente, em seu sentido cognitivo, emocional e comportamental diante dos desafios que lhe são impostos. Esta ajuda atenta para a ambivalência: Tanto as possibilidades, quanto as sombras precisam ser contempladas.
Resumen: En el contexto Latinoamericano ocurre una “Quema de etapas” en el desarrollo cultural, social, económico, político. Este proceso es ambivalente: Por un lado, se abren nuevos horizontes y perspectivas de cambio con una rapidez e intensidad impar. Y, por otro lado, este proceso arrastra consigo sombras proporcionales a la inminencia y amplitud de estos cambios. La comunidad cristiana actúa en este contexto ambivalente: Por un lado ella escoge estos cambios como nuevas posibilidades de actuación de la fe cristiana en el mundo y, por otro lado, ella escoge de formas perpleja las sombras dejadas por estos cambios vultuosos. La poiménica es el acto de aconsejamiento por parte de la comunidad cristiana de las personas expuestas a estos cambios. Este aconsejamiento significa, entre otras cosas, ayudar a las personas que en el arrastre de esta sociedad son llevadas a quemar etapas en su biografía, a re-situarse psíquicamente, en su sentido cognitivo, emocional y su comportamiento delante de los desafíos que le son impuestos. Esta ayuda atenta para la ambivalencia: Tanto a las posibilidades, cuanto a las sombras que precisan ser contempladas.
Abstract: In the Latin American context a “skipping of stages” in the cultural, social, economic and political development happens. This is an ambivalent process: On the one hand, new horizons and perspectives of change with unparalleled rapidness and intensity open up. And, on the other hand, this process drags with it dark shadows proportional to the size and amplitude of these changes. The Christian community acts in this ambivalent context: On the one hand, it receives these changes as new possibilities for carrying out the Christian faith in the world, and, on the other hand, in a perplexed way it receives the shadows left by these huge changes. Pastoral counseling is the action of the Christian community of receiving the persons exposed to these changes. This reception signifies, among other things, helping people who, in the thrust of this society, are forced to jump stages in their biography so that they can find themselves again psychically in the cognitive, emotional and behavioral sense given the challenges that are imposed upon them. This help takes into consideration the ambivalence: Both the possibilities, as well as the shadows need to be contemplated.
* Preleção inaugural proferida na Escola Superior de Teologia no dia 8 de maio de 2000.
O Jó Bíblico e Viktor E. Frankl
Resumo: O ensaio pretende traçar paralelos entre a Logoterapia e o livro bíblico de Jó, numa tentativa de releitura psicoteológica da Bíblia Focos de atenção são as tragédias dos personagens Viktor Emil Frankl durante a Segunda Guerra Mundial e Jó, conforme relato no livro vétero-testamentário. Para Frankl o sentido da vida se realiza basicamente no caminho do exercício dos valores criadores, dos valores vivenciais e dos valores de atitude. Cada um destes “caminhos” pode facilmente enveredar por “atalhos” não saudáveis do ponto de vista da psicologia existencial e da teologia contextualizada. Por fim, o autor identifica esses atalhos patogênicos como o ativismo no trabalho, a busca desenfreada do prazer e uma espiritualidade cristã resignada e acomodada. Como pastor luterano, quer dar sua contribuição para fomentar comunidades e ministérios terapêuticos, na área do aconselhamento pastoral.
Resumen: El ensayo pretende trazar paralelos entre la Logoterapia y el libro bíblico de Job, en una tentativa de relectura psico-teológica de la Biblia. Focos de atención son las tragedias de los personajes Víctor Emil Frankl durante la Segunda Guerra Mundial y Job, conforme el relato del libro veterotestamentario. Para Frankl el sentido de la vida se realiza básicamente en el camino del ejercicio de los valores creadores, de los valores vivénciales y de los valores de actitud. Cada uno de estos “caminos” puede fácilmente encaminarse por “atajos” no saludables del punto de vista de la psicología existencial y de la teología contextualizada. Por último, el autor identifica esos atajos patogénicos como el activismo en el trabajo, la búsqueda desenfrenada del placer y una espiritualidad cristiana resignada y acomodada. Como pastor luterano, quiere dar su contribución en fomentar comunidades y ministerios terapéuticos, en el área de aconsejamiento pastoral.
Abstract: This essay seeks to trace the parallels between Logotherapy and the biblical book of Job in an attempt at a psyco-theological rereading of the Bible. The focal points are the tragedies of the people involved, Viktor Emil Frankl during the Second World War, and Job, according to the Old Testament account. For Frankl the sense of life is fulfilled basically on the road of exercising the creative values, the life values and the attitudinal values. From the point of view of existential psychology and contextual theology each of these “roads” can easily lead to unhealthy “shortcuts.” To conclude, the author identifies these pathogenic shortcuts as workaholic behavior, the uncontrolled search for pleasure and a Christian spirituality of resignation and accommodation. As a Lutheran pastor, the author would like to make a contribution to stimulate therapeutic communities and ministries in the area of pastoral counseling.
Resumo: O autor parte da constatação de que o referencial da ação das igrejas está em transição, sendo necessário enfrentar a questão sobre como viver a fé frente à globalização. Propõe um resgate da contribuição do teólogo Helmut Golwitzer, entre outros, para que as igrejas alcancem compreender qual sua missão na sociedade moderna, pluralista e secularizada. Além disso, sustenta a necessidade de que elas se definam como parte da sociedade civil, busquem alianças de solidariedade com organismos seculares que visem objetivos semelhantes aos das igrejas, e ofereçam uma proposta de espiritualidade de comunhão.
Resumen: El autor parte de la constatación de que el referencial de la acción de la iglesia está en transición, siendo necesario enfrentar la cuestión sobre como vivir la fe frente a la globalización. Propone un rescate de contribuciones del teólogo Helmut Golwitzer, entre otros, para que las iglesias alcancen a comprender cual es su misión en la sociedad moderna, pluralista y secularizada. A demás de esto, sustenta la necesidad de que ellas se definan como parte de la sociedad civil, busquen alianzas de solidaridad con organismos seculares que viven objetivos semejantes a los de la iglesia, y ofrezcan una propuesta de espiritualidad de comunión.
Abstract: The author begins from the fact that the basis of the action of the churches is in transition. It is now necessary to face the issue of how to live out one’s faith in relation to globalization. He proposes a review of the contribution of the theologian, Helmut Golwitzer, among others, so that the churches can come to understand what is their mission in the modern, plural and secular society. Beyond this, he supports the necessity that the churches define themselves as a part of the civil society, seek alliances of solidarity with secular organizations that have similar objectives to that of the churches, and offer a proposal of fellowship spirituality.
Vicedom como precursor da teologia pluralista da religião?
Resumo: O artigo faz uma análise do escrito de Georg F. Vicedom sobre “A missão das religiões mundiais”. Situa o artigo em seu tempo e extrai dele os elementos para uma teologia da missão cristã em diálogo com outras religiões. O autor destaca que é mérito de Vicedom ter levantado a pergunta pela função da tese da igualdade das religiões e ter mostrado que ela pode basear-se em interesses diferentes, não devendo ser reduzida a uma única função. Para Vicedom, o evangelho é o critério para medir criticamente o próprio cristianismo, pois é procedente a crítica feita pelas outras religiões de que os cristãos desacreditam a mensagem que defendem. Neste sentido, a missão das religiões é também um estímulo para a autocrítica cristã.
Resumen : Al artículo hace un análisis del escritor de Georg F. Vicedom sobre “La misión de las religiones mundiales”. Sitúa el artículo en su tiempo y extrae de el los elementos para una teología de misión cristiana en dialogo con otras religiones. El autor destaca que es mérito de Vicedom haber levantado la pregunta por la función de la tesis de la igualdad de las religiones y de haber demostrado que ella puede basarse en intereses diferentes y que no debe ser reducida a única función. Para Vicedom, el evangelio es criterio para medir críticamente el propio cristianismo, pues, procede la critica hecha por las otras religiones de que los cristianos desacreditan el mensaje que defienden. En este sentido, la misión de las religiones es también un estimulo para la autocrítica cristiana.
Abstract: This article analyzes the writing of Georg F. Vicedom about, “The mission of the world religions.” It situates the article in its epoch and extracts from it the elements for a theology of Christian mission in dialog with other religions. The author emphasizes that it is to Vicedom’s merit that he raised the question about the function of the thesis of the equality of the religions, and showed that it can be based on different interests and that it must not be reduced to only one function. For Vicedom, the gospel is the criterion to critically measure Christianity itself because the criticism raised by other religions that the Christians discredit the message that they defend is justified. In this sense the mission of the religions is also a stimulus for Christian self-criticism.
As possibilidades de uma ética cidadã a partir do mundo do trabalho
Resumo: Hoje, a fundamentação da liberdade é a questão crucial da Filosofia da Educação. Desde onde e de que forma é razoável fundamentar a educação para a democracia? As fundamentações da liberdade propostas por Lutero e por Kant, relidas sob a tópica do chão-de-fábrica, mostram as possibilidades de responder a tal dilema ético-pedagógico. Este artigo propõe que talvez a liberdade como fundamento da lei moral (Kant) e a teologia da cruz como fundamento das boas obras da fé (Lutero) possam fundamentar a educação para a democracia. Sem absolutismo ou relativismo e com toda a certeza e a verdade possíveis ao sujeito moral democrático.
Resumen : Hoy, el fundamento de la libertad es la cuestión crucial de la Filosofía de la Educación. ¿Desde donde y de que forma es razonable fundamentar para la democracia?. Los fundamentos de la libertad propuestas por Lutero y por Kant, releídas sobre la óptica del suelo-de-fabrica. Muestran las posibilidades de responder el tal dilema ético-pedagógico. Este artículo propone que talvez la libertad como fundamento de la ley moral (Kant) y la teología de la Cruz como fundamento de las buenas obras de fe(Lutero) puedan fundamentar la educación para la democracia. Sin absolutismos o relativismos y con toda confianza y verdad posible al sujeto moral democrático.
Abstract: Today the foundation of freedom is the crucial issue of the philosophy of education. From where and in what form is it reasonable to base education for democracy? The foundations of freedom proposed by Luther and Kant, seen again under the topic of the day to day life of the worker, show the possibilities to respond to such an ethical-pedagogical dilemma. This article proposes that perhaps freedom as the basis of moral law (Kant) and the theology of the cross as the basis of good works of faith (Luther) can be the basis for education for democracy without absolutism or relativism, and with all the possible certainty and truth to the moral democratic protagonist.
Resumo: Os autores apresentam uma discussão crítica das propostas de Burton L. Mack e Gerd Theissen sobre quando e em que condições surgiu o cristianismo. Sustentam que a identidade própria dos crentes em Cristo em relação à fé judaica foi resultado de uma nova práxis social, que teve início em Antioquia, onde aconteceu algo novo: a agregação de não judeus à comunhão judaica dos adeptos do kyrios Jesus.
Resumen: Los autores presentan una discusión crítica de las propuestas de Burton L. Mack y Gerd Theissen sobre cuando y en que condiciones surgió el cristianismo. Sustentan que la identidad propia de los creyentes en Cristo en relación de la fe judaica fue resultado de una nueva praxis social, que tuvo inicio en Antioquia, donde sucedió algo nuevo: La incorporación de los no judíos para la comunión judaica de los adeptos del Kyrios Jesús.
Abstract: The authors offer a critical discussion of the proposal of Burton L. Mack and Gerd Theissen concerning when and under what conditions Christianity arose. They argue that the unique identity of the believers in Christ in relations to the Jewish faith was the result of a new social practice that had its beginning in Antioch where something new happened: The inclusion of the non-jews in the Jewish fellowship of the followers of the kyrios Jesus.
Atualização: Terça-feira, 11 de Junho de 2002 15:58:50 .