Estudos Teológicos 2002
Vol. 42, n. 1


Editorial

São vários os assuntos selecionados para este primeiro número de nossa revista em 2002.

Os dois primeiros artigos compreendem versões levemente modificadas de palestras inaugurais na EST, proferidas por ocasião do início do segundo semestre de 2001 e primeiro semestre de 2002.

Peter Nash examina O papel dos africanos negros na história do povo de Deus . O autor, atualmente coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre "Bíblia e Negritude" na EST, procura mostrar o grau de presença e influência religiosa, cultural e racial dos povos núbio e egípcio no e sobre o povo de Deus, Israel. Essa presença africana junto ao povo de Deus é exemplificada com o texto de 2 Sm 18.19-33, que atesta a participação de um africano na guarda de elite de Davi. O estudo mostra, entre outras coisas, que a costumeira retroprojeção de cor exclusivamente branca sobre os componentes do povo de Israel necessita ser revisada. (Texto completo)

A outra palestra inaugural versou sobre As contribuições da Educação Cristã e da Diaconia para a formação teológica no contexto do Ministério Compartilhado . Tanto a Educação Cristã quanto a Diaconia procuram redirecionar nossos olhares que, até pouco tempo, estavam ainda por demais condicionados pelas questões teológicas numa ótica exclusivamente pastoral. O Ministério Compartilhado torna-se uma experiência gratificante justamente em razão do fato de proporcionar uma visão mais abrangente e incorporadora das pessoas, da realidade e das necessidades da fé. A temática foi apresentada pelos catequistas Edson Ponick e Marta Nörnbergda Silva , e pela diácona Márcia Paixão. (Texto completo)

Uma reflexão teológico-prática sobre a existência e as possibilidades de superação do assistencialismo nas comunidades da Igreja é oferecida por Evaldo Pauly no estudo intitulado Mãos à obra: porque Deus nos amou primeiro . A tese do autor é de que a superação do assistencialismo é possível através da inserção das pastorais assistenciais nos Conselhos Municipais de Assistência Social. (Texto completo)

Há uma contribuição na área da História Eclesiástica, da autoria de Paulo Henrique Vieira, que trata sobre A filosofia política de Martinho Lutero . Nesta, assuntos relacionados com os limites do domínio da autoridade secular, o direito à não-resistência e as relações com as pessoas fora da Cristandade são examinados à luz dos posicionamentos de Lutero em dois textos fundamentais para a Guerra dos Camponeses: "Exortação à paz, resposta aos doze artigos dos camponeses da Suábia" e "Contra as hordas salteadoras e assassinas dos camponeses". (Texto completo)

Uma contribuição bíblica oferece o estudo de Erhard S. Gerstenberger: Casa e casamento no Antigo Testamento . Este artigo é a síntese dos resultados de um seminário sobre o assunto oferecido pelo autor na EST durante março/abril do corrente ano. Em discussão encontram-se as relações matrimoniais e familiares, como apresentadas e vividas na época do AT (e NT). A partir daí, Gerstenberger procura avaliar argumentos que visam fornecer fundamentação para os novos modelos de convivência matrimonial e familiar no mundo moderno. O autor foi professor de AT na EST por vários anos e reside, atualmente, em Giessen, Alemanha. (Texto completo)

Estudos Teológicos encerra o seu primeiro número com a apresentação de recensões de quatro lançamentos: (Texto completo)

Rodolfo GAEDE NETO, A diaconia de Jesus: contribuição para a fundamentação teológica da diaconia na América Latina, São Leopoldo/São Paulo: Sinodal/CEBI e Paulus, 2001;

Gisela BEULKE, Diaconia em situação de fronteira: um exemplo chamado Balsas, São Leopoldo: Sinodal/CEBI, 2001;

Rudolf BULTMANN, Crer e compreender: ensaios selecionados, São Leopoldo: Sinodal/IEPG, 2001;

Lucy DIAS; Roberto GAMBINI. Outros 500: uma conversa sobra a alma brasileira, São Paulo: SENAC, 1999.

NB: A partir de 2002 mudou a redação da Revista. Os redatores passam a ser Uwe Wegner e Wilhelm Wachholz. Solicitamos enviar correspondência para Uwe Wegner (C. P. 14; 93001-970 São Leopoldo _ RS, ou uwe@est.com.br ). Expressamos a Osmar L. Witt, ex-redator de Estudos Teológicos , nosso profundo agradecimento por toda a sua dedicação, interesse e empenho prestados às publicações teológicas no transcorrer dos últimos anos.

Os redatores

 

 


Resumos / Resúmenes / Abstracts


 

O papel dos africanos negros na história do povo de Deus / Peter Nash
(Texto completo)

Resumo: A Terra Santa, o Israel bíblico se encontrava bem na encruzilhada do mundo que lingüistas e alguns historiadores designam como Afro-Ásia. O mundo afro e o mundo asiático não foram mundos separados, mas entrelaçados lingüística e culturalmente. Infelizmente, a trajetória inicial (Expedição de Carsten Niehbuhr) dos estudos antropológicos e os achados arqueológicos foram longe demais em estabelecer uma ênfase mesopotâmica e uma negligência das influências africanas. Além disso, o racismo, tanto explícito quanto implícito, impedia a integração adequada das pesquisas dos povos africanos, e.g. o Egito e a Núbia, nos estudos bíblicos. Este artigo revisa a situação durante o século passado e fornece um exemplo, a história da interpretação européia de 2 Samuel 18.19-33, que não podia aceitar a presença de um africano entre a guarda de elite de Davi.

Resumen: La Tierra Santa, el Israel bíblico se encontraba precisamente en la encrucijada del mundo que lingüistas y algunos historiadores designan como AfroAsia. El mundo afro y el mundo asiático no fueron mundos separados, estuvieron siempre entrelazados lingüistica y culturalmente. Infelizmente, la trayectoria inicial (Expedición de Carsten Niehbuhr) de los estudios antropológicos y los hallazgos arqueológicos fueron lejos de más al establecer un énfasis mesopotámico e una negligencia de las influencias africanas. Además, el racismo, tanto explícito cuanto implícito, impedia la integración adecuada de las pesquisas de los pueblos africanos, e.g. Egipto y Núbia, en los estudios bíblicos. Este artículo hace una revisión de la situación durante el siglo pasado, y ofrece un ejemplo, la historia de la interpretación europea de 2 Samuel 18:19-33, que no podía aceptar la presencia de un africano entre la guardia de élite de David.

Abstract: The Holy Land, biblical Israel stood at the crossroads of the world that some linguistics and historians call Afro-Asia. The African world and the world of Asia Minor were not separate worlds, but a linguistically and culturally intertwined continuum. Unfortunately, the initial impulse (Carsten Niehbuhr Expedition) of early anthropological and archaeological studies went too far in establishing a Mesopotamian emphasis with an accompanying neglect of African influences on the biblical story. In addition, racism, both tacit and explicit, impeded the proper integration of relevant African peoples, e.g. Egypt and Nubia. This article reviews the situation during the 20th century and offers one example, a brief history of interpretation of 2 Samuel 18:19-33, and the fact that it could not accept the presence of an African in the Elite Guard of King David.



As contribuições da Educação Cristã e da Diaconia para a formação teológica
no contexto do Ministério Compartilhado /
Edson Ponick, Marta Nörnbergda Silva e Márcia Paixão
(Texto completo)

Resumo: (I) O texto é um convite a novos olhares, apresentando uma reflexão sobre a participação dos e das catequistas na Educação Cristã na IECLB. Iniciando com um passeio histórico sobre a formação e atuação dos e das catequistas, o texto apresenta o específico da Educação Cristã a partir da reflexão sobre o que é educação, como a Educação Cristã é abordada na Bíblia, a posição de Lutero e a atual situação dos e das catequistas dentro do contexto do Ministério Compartilhado.

(II) O olhar diaconal vem ajudar a formação teológica, no sentido de esta enxergar/olhar para o indivíduo como sujeito aprendente/integral que tem necessidades em todas as áreas. Se alguma coisa o impede de aprender, é necessário que se dê a devida atenção ao sujeito. Essa postura contribui para a formação de obreiros e obreiras como sujeitos autônomos e equilibrados. Se diaconia é método que vê o outro no seu todo, é necessário ressignificar a compreensão de formação teológica. E isso tem a ver com diálogo.

Resumen: (I) El texto es una invitación a “mirar con nuevos ojos”, presentando una reflexión sobre la participación de los/as catequistas en la Educación Cristiana en la IECLB. Iniciando con un paseo histórico sobre la formación e actuación de los/as catequistas, el texto presenta lo específico de la Educación Cristiana a partir de la reflexión sobre qué es educación, cómo la Educación Cristiana es abordada en la Bíblia, la posición de Lutero y la actual situación de los/as catequistas dentro del contexto de Ministerio Compartido.

(II) La visión diaconal se presenta como ayuda en la formación teológica, en el sentido de ésta percibir/mirar para el indivíduo como sujeto de aprendizado/integral con necesidades en todas las áreas. Si alguna cosa le impide aprender, es necesario que se le ofrezca la debida atención al sujeto. Esa postura contribuye para la formación de obreros y obreras como sujetos autónomos y equilibrados. Si la Diaconia es método que ve el otro en su totalidad, es necesario resignificar la comprensión de formación teológica. Y eso tiene que ver con diálogo.

Abstract: (I) The text is an invitation to new ways of seeing, presenting a reflection on the participation of catechists in Christian Education in the IECLB. Beginning with a historical walk on the training and activities of the catechists, the text presents the specificity of Christian Education beginning with a reflection about what education is, how Christian Education is dealt with in the Bible, Luther’s position and the current situation of the catechists within the context of Shared Ministries.

(II) The diaconal perspective contributes to theological training, because it sees the individual as a whole/learning protagonist who has needs in all the areas. If something impedes this individual from learning, it is necessary that due attention be given to this person. This posture contributes to the training of the church workers as autonomous and stable protagonists. If diaconia is a methodology that sees the other in his/her totality then it is necessary to put new meaning to the comprehension of theological training. And this has to do with dialogue.



Mãos à obra: porque Deus nos amou primeiro / Evaldo Pauly
(Texto completo)

Resumo: Quase todas as pastorais que enfrentam a pobreza no Brasil são acusadas de assistencialistas. É a crítica fácil do senso comum teológico. A Educação Popular, como insistia Paulo Freire, supera o senso comum por dentro dele mesmo! Esta é a concepção epistemológica que sustenta a crítica difícil de superação do assistencialismo através da inserção orgânica dessas pastorais nas esferas públicas não-estatais que controlam algumas políticas públicas. A Lei Orgânica da Assistência Social criou condições políticas objetivas para superar o assistencialismo: o Conselho Municipal de Assistência Social e todos os outros Conselhos com os quais se relaciona.

Resumen: Casi todas las pastorales que enfrentan la pobreza en Brasil son acusadas de asistencialistas. Es la crítica fácil del senso común teológico. La Educación Popular, como insistía Paulo Freire, supera el senso común por dentro del mismo! Esta es la concepción epistemológica que sustenta la crítica difícil de superación del asistencialismo, a través de la inserción orgánica de esas pastorales en las esferas públicas noestatales que controlan algunas políticas públicas. La Ley Orgánica de la Asistencia Social creó condiciones políticas objetivas para superar el asistencialismo: El Consejo Municipal de Asistencia Social y todos los otros Consejos con los cuales se relaciona.

Abstract: Almost all of the ministries that confront poverty in Brazil are accused of being “assistencialist”. It is an easy criticism for the theological common sense. The People’s Education (Popular Education) as Paulo Freire insisted, goes beyond common sense within itself! This is the epistemological concept that sustains the difficult criticism of going beyond “assistencialism” through the organic insertion of these ministries in the non state public spheres that control some public policies. The Organic Law of Social Work created objective political conditions that go beyond “assistencialism”: the Municipal Council of Social Work and all the other councils that relate with it.


 

A filosofia política de Martinho Lutero / Paulo Henrique Vieira
(Texto completo)

Resumo: A importância de Martinho Lutero como pensador reside no fato de ter contribuído decisivamente para o desencadeamento da Reforma que quebrou a unidade do cristianismo ocidental. Ao romper a unidade da Igreja Cristã Ocidental, Lutero e seus seguidores buscaram também novos fundamentos para a concepção de Estado, governo e poder político, tendo efeitos até nossos dias. Nesse trabalho devem ser investigadas suas posições sobre os fundamentos e os limites do domínio da autoridade secular, o direito à não-resistência e as relações com os homens fora da Cristandade, assuntos extremamente importantes e vinculados à revolta dos camponeses alemães de 1525. Evidentemente que as questões políticas encontradas em Lutero são conseqüências de sua teologia, que era o que norteava seu pensamento. Lutero posicionou-se diretamente sobre a Guerra dos Camponeses em dois textos principais: Exortação à Paz, Resposta aos Doze Artigos dos Camponeses da Suábia e o Adendo: Contra as Hordas Salteadoras e Assassinas dos Camponeses, a partir dos quais esse trabalho foi elaborado.

Resumen: La importancia de Martin Lutero como pensador, reside en el hecho de haber contribuido decisivamente para el desencadenamiento de la Reforma que quebró la unidad del cristianismo occidental. Al romper la unidad de la Iglesia Cristiana Occidental, Lutero y sus seguidores buscaron también nuevos fundamentos para la concepción de Estado, gobierno y poder político teniendo efectos hasta nuestros días. En ese trabajo deben ser investigadas sus posiciones sobre los fundamentos y los límites del dominio de la autoridad secular, el derecho a la no-resistencia y las relaciones con los hombres fuera de la Cristiandad, asuntos extremamente importantes y vinculados a la sublevación de los campesinos alemanes de 1525. Evidentemente que las cuestiones políticas encontradas en Lutero son consecuencias de su teología, que era lo que norteaba su pensamiento. Lutero se posicionó directamente sobre la Guerra de los Campesinos en dos textos principales: Exhortación a la Paz, Respuesta a los Doce Artículos de los Campesinos de la Suábia y el Adendo: Contra las Hordas Salteadoras y Asesinas de los Campesinos, a partir de ellos este trabajo fue elaborado.

Abstract: The importance of Martin Luther as a thinker resides in the fact of his having contributed decisively to the unleashing of the Reformation which broke the unity of western Christianity. Breaking the unity of the Western Christian Church, Luther and
his followers also sought new foundations for the concept of State, government and political power which are still affecting our days. In this article their positions on the foundations and the limits of the dominion of secular authority, the right to nonresistance and the relations with people outside of Christianity, subjects extremely important to and connected with the revolt of the German peasants in 1525, will be investigated. Evidently the political issues encountered in Luther are consequences of his theology, which was what guided his thinking. Luther took a direct stand on the Peasant War in two main texts: Admonition to Peace - a Reply to the Twelve Articles of the Peasants in Swabia and the Addendum: Against the Robbing and Murdering Hordes of Peasants. This article was elaborated based on these texts.



Casa e casamento no Antigo Testamento / Erhard S. Gerstenberger
(Texto completo)

Resumo: Este artigo é a síntese dos resultados de um seminário oferecido na EST durante o 1º semestre de 2002. Ele estuda as relações matrimoniais e familiares como se apresentavam e eram vividas na época bíblica. São abordadas, sobretudo, as funções religiosas, sociais e educativas, as cerimônias e as relações conjugais vinculadas à família. Em debate estão os resultados da ciência bíblica sobre esses assuntos, que se mostram até hoje ainda bastante controvertidos. Por fim, procura-se argumentos para fundamentar novas formas de convivência matrimonial e familiar no mundo moderno. O respaldo bíblico para essa busca é dado, em especial, pelo fato de a Bíblia ser flexível em relação a modelos de convivência, não absolutizando nenhum dos diferentes tipos de relacionamentos. O que importa é, portanto, não absolutizar também hoje certos modelos de parceria, mas procurar vivenciá-los de tal maneira que possam expressar e refletir algo do amor divino em nosso meio.

Resumen: El artículo es la síntesis de los resultados de un seminario ofrecido en la EST durante el primer semestre del año 2002. El estudia las relaciones matrimoniales y familiares, como son presentadas y fueron vividas en la época bíblica. Son abordadas, sobretodo, las funciones religiosas, sociales y educativas, las ceremonias y las relaciones conyugales vinculadas a la familia. En debate estan los resultados de la ciencia bíblica sobre estos asuntos, que se muestran hasta hoy, bastante controvertidos. Finalmente se procuran argumentos para fundamentar nuevas formas de convivencia matrimonial y familiar en el mundo moderno. El respaldo bíblico para esta búsqueda es dado, en especial, por el hecho de la Bíblia ser flexible en relación a
modelos de convivencia, pues no absolutiza ninguno de los diferentes tipos de relaciones. Lo que nos importa es, por tanto, que no absoluticemos tambien hoy ciertos modelos de parceria, y sí procuremos vivenciarlos de tal manera, que puedan expresar y reflejar algo del amor divino en nuestro medio.

Abstract: The article is a synthesis of the results of a seminar that was offered at EST during the 1st semester of 2002. It deals with the marriage and family relationships as presented and experienced in the Biblical era. The religious, social and educational functions, the ceremonies and conjugal relationships connected with the family are the main subjects dealt with. In debate are the results of biblical science on these issues which up through today are still quite controversial. At the end, arguments are sought on which to base new forms of marital and family living in the modern world. Biblical support for this quest is given, especially because the Bible is flexible in relation to models of living together, and does not absolutize any of the different types of relationships. What matters, therefore, is to also not absolutize certain partner models today, but seek to live out the relationships in such a way so as to express and reflect some of the divine love in our midst.


Atualização:14 de outubro de 2004