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Estudos Teológicos 2002 > Vol. 42, Nº 02, p. 5-22

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida"
A exclusividade do cristianismo e a capacidade para o diálogo com as religiões

Hermann Brandt

(Texto completo)

Resumo: Partindo da aparente incompatibilidade entre a afirmação da exclusividade do cristianismo e a capacidade para o diálogo com as outras religiões, o autor expõe e discute brevemente três modelos: o exclusivista, o inclusivista e o pluralista, criticando a este último por sua visão estática do relacionamento entre as religiões. Num segundo passo, expõe suas próprias teses sobre a relação entre exclusividade e capacidade de diálogo, primeiramente com base no conceito de missão examinado do ponto de vista da ciência da religião, e depois, do ponto de vista cristão, a partir da simultaneidade das posturas exclusivista, inclusivista e pluralista num nível existencial e a partir de um questionamento teológico da exclusividade “do cristianismo”.

Resumen: Partiendo de la aparente incompatibilidad entre la afirmación de la exclusividad del cristianismo y la capacidad para el diálogo con las otras religiones, el autor expone y discute brevemente, tres modelos: el exclusivista, el inclusivista y el pluralista, criticando este último por su visión estática de la relación entre las religiones. En un segundo paso, expone sus propias tesis sobre la relación entre exclusividad y capacidad de diálogo, primeramente con base en el concepto de misión examinado desde el punto de vista de la ciencia de la religión, y después desde el punto de vista cristiano, partiendo de la simultaniedad de las posturas exclusivistas, inclusivistas y pluralistas en un nivel existencial y a partir de una interrogación teológica acerca de la exclusividad “del cristianismo”.
 
Abstract:
Beginning with the apparent incompatibility between the affirmation of the exclusiveness of Christianity and the capacity for dialogue with the other religions, the author expounds and briefly discusses three models: the exclusivist, the inclusivist and the pluralist, criticizing the latter because of its static view of the relationship among religions. In a second moment, the author expounds his own theses about the relationship between exclusivism and the capacity to dialogue, first using as a base the concept of mission examined from the perspective of the science of religion, and then from the Christian perspective starting with the simultaneity of the exclusivist, inclusivist and pluralist postures on an existential level and a theological questioning of the exclusiveness “of Christianity”.

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