Resumo: O
presente artigo visa resgatar o contexto histórico-social
de um dos mais importantes teórico-práticos da
Didática e, conseqüentemente, da Pedagogia Ocidental.
Comenius viveu num dos períodos mais conturbados da
Europa, em meio a um processo de longas e contínuas
guerras religiosas e na transição do período
do Feudalismo para a Modernidade. Submetido a profundos
sofrimentos, Comenius não deixou de buscar,
insistentemente, alternativas para educar melhor o ser humano e,
assim, possibilitar-lhe vida mais digna e humana. Para Comenius,
a educação era o caminho para um ser humano e uma
sociedade melhor. Conhecer o contexto de sua prática e
produção teórica pode contribuir para uma
reconstrução da utopia em educação,
tão necessária para a nossa prática
pedagógica.
Resumen: El presente artículo
visa rescatar el contexto hitórico social de uno de los
más importantes teóricos-práticos de la
Didáctica y, como consecuencia, de la Pedagogía
Occidental. Comenius vivió en uno de los periódos
más combulsos de Europa, en medio de un proceso de largas
y contínuas guerras religiosas y en la transición
del periódo del Feudalismo para la Modernidad. Sometido a
profundos sufrimientos, Comenius nunca dejó de buscar,
insistentemente, alternativas para educar mejor al ser humano y,
así, posibilitarle una vida más digna y más
humana. Para Comenius, la educación era el camino para un
ser humano mejor y una sociedad mejor. Conocer el contexto de su
prática y producción teórica puede
contribuir para una reconstrucción de la utopía en
educación, tan necesaria para nuestra práctica
pedagógica.
Abstract: The present article
intends to ransom the social-historical context of one of the
most important theoretical-practical persons in the area of
Didactics, consequently, of western Pedagogy. Comenius lived in
one of the most agitated periods of Europe, involved in a process
of long and constant religious wars and in the transition of
Feudalism to Modernity. Exposed to deep suffering, Comenius
didn’t give up searching, obstinately, for alternatives to
better educate the human being and to give him, in this way, the
possibility of a human and dignified life. For Comenius,
education was the way to arrive at a better society and human
being. Knowing the context of his practical and theoretical
production may contribute to a reconstruction of the utopia in
education, so important for our pedagogical practice.
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