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Estudos Teológicos 2002 > Vol. 42, Nº 03 > Editorial

É com satisfação que fazemos chegar ao público leitor o terceiro e último número de Estudos Teológicos de 2002. Sua principal característica não é a de agrupar artigos em torno de uma temática geral comum, mas a diversidade dos assuntos apresentados. Dentre os vários artigos recebidos, selecionamos as seguintes abordagens:

Dirk Jürgen Oesselmann – Espiritualidade e mudança social.
O artigo trata de uma pesquisa realizada entre 1995 e 1998 na periferia de São Paulo. Ela foi desenvolvida numa ótica político-pedagógica de possíveis mudanças sociais e teve por objetivo a análise da espiritualidade como dimensão do ser humano no processo de compreender, julgar e interferir na organização das relações sociais.

Pedro Kalmbach – Batismo e confirmação nos primeiros cinco séculos da Igreja cristã – Aproximações.
O autor defende a unidade ritual e teológica do batismo durante os primeiros séculos da Igreja cristã: a lavagem batismal e a imposição das mãos/unção, de onde se origina a eucaristia, são apresentadas como unidade celebrativa e teológica que termina com a celebração da eucaristia.


Valdir Pedde – Apontamentos sobre o surgimento do Movimento Carismático (Movimentos de Renovação Espiritual) na IECLB.
O estudo pretende contextualizar o Movimento de Renovação Espiritual da IECLB a partir da história de vida dos pastores que fundaram este movimento dentro dos muros da Igreja luterana. Nas considerações finais são colocados os desafios mais imediatos que movimentos como o analisado trazem para Igrejas históricas na visão do seu autor.


Júlio Cézar Adam – Liturgia como prática dos pés – A Romaria da Terra do Paraná: reapropriação de ritos litúrgicos na busca e libertação dos espaços de vida.
Este artigo analisa, através de pesquisa de campo, a Romaria da Terra como uma forma especial de peregrinação no Brasil, bem como as funções socioantropológicas desta prática litúrgica no contexto da luta pela terra neste país.

Alvori Ahlert – O mundo de Comenius: entre conflitos e guerras, uma luz para a prática pedagógica.
O artigo faz um tributo à memória de Comenius, um dos mais importantes teórico-práticos da Didática e, conseqüentemente, da pedagogia ocidental. Analisando melhor o contexto de sua prática e produção teórica, o autor entende poder contribuir para uma reconstrução da utopia em educação, tão necessária para a nossa prática pedagógica.


Frank Tiss – O conto de José, filho de Jacó: realizando a vontade de Deus para além das fronteiras.
O autor interpreta o conto de José em Gênesis numa ótica de teologia de missão, apontando para o temor a Deus como uma atitude missionária que, num contexto alheio ao judaico-cristão, leva à condição de profundo respeito e consideração pelas manifestações culturais e religiosas do outro, valorizando, simultaneamente, as próprias.


Ao final deste número, apresentamos a relação de todas as dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia durante 2002. Em regra, todas estas teses passam a ser disponibilizadas para leitura e pesquisa na biblioteca da EST de três a seis meses após a sua defesa, dependendo da entrega dos exemplares definitivos por parte de seus autores/as. Teses publicadas a partir do ano de 2003 passarão a ser disponibilizadas para leitura em sua versão definitiva também através de site na internet, sobre o qual voltaremos a prestar maiores informações.

Os redatores