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Estudos Teológicos 2003 > Vol. 43, Nº 01, p. 50-63 (Texto Completo)


O significado da fórmula "por causa de Cristo". Uma abordagem sobre a experiência da justificação a partir da Confissão de Augsburgo-IV
Euler Renato Westphal


Resumo: A Igreja, ao longo dos séculos, correu o risco de colocar temas derivados da cristologia no lugar da pessoa de Jesus Cristo e não reconhecer devidamente o que é central e o que não é. A intenção deste estudo é mostrar que a CA aponta para o que é central para a vida da Igreja, que o consolo e a radicalidade da graça pressupõem a doutrina das duas Naturezas de Cristo. A fórmula “por causa de Cristo” aponta para a experiência da justificação, pois na morte vicária do Deus-Filho fomos aceitos de forma incondicional. Nesse contexto, a Igreja cristã tem uma tarefa ímpar, que é a proclamação do amor de Deus, que se fez gente e que amou incondicionalmente homens e mulheres, fracos e fortes, cristãos e pagãos, desde que o “por causa de Cristo” seja recebido por meio da fé.


Resumen: La Iglesia, a lo largo de los siglos, corrió el riesgo de colocar temas derivados de la cristología en el lugar de la persona de Jesús Cristo, no reconociendo debidamente aquello que es central y aquello que no lo es. La intención de este estudio es demostrar que la CA apunta hacia lo que es central para la vida de la Iglesia, que el consuelo y la radicalidad de la gracia presupone la doctrina de las dos Naturalezas de Cristo. La fórmula “Por causa de Cristo” apunta para la experiencia de la justificación, pues en la muerte vicaria del Dios-Hijo fuimos aceptados de manera incondicional. En ese contexto la iglesia cristiana tienen una tarea impar, que es la proclamación del amor de Dios, que se hizo ser humano y que amó incondicionalmente a hombres y mujeres, débiles y fuertes, cristianos y paganos, desde que el “por causa de Cristo” sea recibido por medio de la fe.


Abstract: The Church, throughout the centuries, has run the risk of putting forth themes derived from Christology in the place of the person of Jesus Christ and has not duly recognized what is central and what is not. This study intends to show that the CA points to what is central to the life of the Church, and that the consolation and the radicalism of grace presupposes the doctrine of the two Natures of Christ. The formula “For Christ’s sake” points to the experience of justification, because we were accepted unconditionally through the vicarious death of the God-Son. In this context the Christian church has a unique task which is to proclaim God’s love, which became human and which loved men and women, weak and strong, Christians and pagans unconditionally, as long as “for Christ’s sake” is received through faith.