Resumo:
A história confessional da IECLB é uma história
a caminho. Durante toda a história pré-sinodal,
sinodal (1886, 1905, 1911 e 1912) e como igreja unificada de
caráter nacional (1949/1968), a confessionalidade foi tema
de reflexão, atualização e contextualização.
Isso pode ser percebido especialmente quando do surgimento das
constituições/estatutos sinodais e da própria
IECLB. Neles se nota que não se desejava uma restauração
de um modelo confessional, mas uma confessionalidade que viesse
ao encontro da origem de comunidades e pastores.
Resumen:
La história confesional de la IECLB es una história
a camino. Durante toda la historia pre-sinodal, sinodal (1886,
1905, 1911 y 1912) y como iglesia unificada de caracter nacional
(1949/1968) la confesionalidad fue tema de reflexión,
actualización y contextualización. Eso puede ser
percibido especialmente a partir del surgimiento de las
constituciones/estatutos sinodales y de la propia IECLB. En ellos
se puede constatar que no se deseaba una restauración de
un modelo confesional, y sí una confesionalidad que
viniese al encuentro del origen de comunidades y
pastores.
Abstract: The confessional history of the
IECLB is a history in the making. Throughout its whole
pre-synodical and synodical history (1886, 1905, 1911 and 1912)
and throughout its history as a national unified church
(1949/1968) the confessionality has been the theme of reflection,
of updating and contextualiztion. This can be especially
perceived when the constitutions/statutes of the synods and the
IECLB itself were drawn up. One can notice in them that the
desire was not for a restoration of the confessional model but
for a confessionality that would correspond to the origin of the
congregations and the pastors.
|