xxx

Estudos Teológicos 2003 > Vol. 43, Nº 02 > Editorial

Editorial
    O presente número de Estudos Teológicos tem como tema central as curas espirituais. Esta temática foi objeto de estudos de vários professores da EST que integraram uma pesquisa feita em conjunto com alguns professores/as das Faculdades de Teologia das Universidades de Bayreuth e Wuppertal, da Alemanha, num projeto integrado de pesquisa, patrocinado pelo DAAD e CAPES, o assim chamado PROBRAL. Os estudos foram feitos durante os nos 2001 e 2003. Enquanto que o grupo de pesquisadores/as alemães aprofundou-se, sobretudo, no assunto do renascimento, os pesquisadores da EST estudaram o desafio para a teologia e para as igrejas históricas que representam as curas espirituais, na forma de terapias e exorcismos. Como fruto parcial deste trabalho, apresentamos os estudos de Ricardo W. Rieth, Oneide Bobsin, Roberto E. Zwetsch e Uwe Wegner. Por parte da EST participaram do projeto integrado DAAD/CAPES os professores recém citados, mais o reitor da EST, Prof. Lothar C. Hoch, cuja contribuição será apresentada num número posterior desta revista. Por parte das universidades alemãs, participaram as professoras Ingrid Schobert e Frances Back e os professores Wolfgang Schobert, Reinhard Feldmeier, Martin Hailer e Martin Hengelbrecht. Para a abordagem do assunto curas no presente número, Estudos Teológicos convidou adicionalmente duas psicólogas, com o objetivo de apresentar a temática a partir de uma visão diferenciada da teologia. Trata-se das professoras Mgs. Carmen Esther Rieth e Karin Hellen Kepler Wondracek.

    Em Cruz e cura na teologia e na poimênica de Lutero, Ricardo W. Rieth examina como Lutero refletiu e agiu pastoralmente em relação ao sofrimento acarretado por doença e à cura espiritual no âmbito da experiência de fé individual e comunitária. Procura disponibilizar subsídios para refletir acerca de opções pastorais e poimênicas em relação a esse tema.

    Oneide Bobsin, em Etiologia das doenças e pluralismo religioso, apresenta um mapeamento introdutório do nexo entre o binômio cura/doença e algumas práticas religiosas brasileiras, com avaliação de narrativas de pessoas que buscam nas igrejas e religiões curas de seus males físicos/espirituais como ressignificação de suas vidas, permitindo, assim, um novo desenho do mapa religioso brasileiro, cujas fronteiras ora se fecham, ora se abrem.

No artigo Saúde holística e métodos indígenas de cura em perspectiva teológica, Roberto E. Zwetsch trabalha com o tema saúde e cura  a partir de sua experiência junto a comunidades indígenas no Brasil. São realizados três enfoques distintos: o antropológico, a prática indigenista e a perspectiva teológico-pastoral. A comparação entre a prática de cura indígena e as curas de Jesus permite aproximar estes mundos tão diferentes e oportunizar diálogo e aprendizado mútuo.

Carmen Esther Rieth, em “Ele dá pra todos na medida…”: saúde, doença e religião a partir de uma abordagem psicossomática, apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação corpo-mente-saúde-doença desde uma perspectiva psicossomática, a partir de entrevistas com pessoas portadoras de leucemia linfocítica crônica. Foram analisados aspectos que sugerem ser o corpo o palco em que é representada a sanção divina da doença e o papel desempenhado pelas religiões no contexto do adoecimento.

Em Fenômenos sobrenaturais? Uma abordagem psicanalítica do demônio, Karin Hellen Kepler Wondracek apresenta e avalia aspectos da interpretação que Sigmund Freud tece do demônio no texto Uma neurose demoníaca do século XVII e da interpretação que Oskar Pfister realiza sobre o demoníaco na história do cristianismo, em que a teoria psicanalítica serve de subsídio para a compreensão do ocultamento da dimensão amorosa do Evangelho e do incremento da angústia.

O último artigo sobre o tema curas espirituais é de Uwe Wegner. Em Demônios, maus espíritos e a prática exorcista de Jesus segundo os evangelhos, o autor oferece uma análise do fenômeno das possessões e exorcismos nos evangelhos sinóticos, considerando a terminologia usada, a evolução na compreensão dos demônios ao longo dos séculos imediatamente anteriores à era cristã, a diferenciação entre ação de demônios e do diabo, e as hipóteses mais defendidas sobre a maneira de Jesus e da moderna ciência entenderem a ação demoníaca.

Além dos artigos temáticos acima, Estudos Teológicos oferece ainda as contribuições de Paulo Afonso Butzke, Rosane Pletsch e Rudolf von Sinner.

Paulo Afonso Butzke, em Aspectos de uma espiritualidade luterana para nossos dias, apresenta o tema espiritualidade na teologia luterana como fundamentalmente existencial e pessoal e não abstrato e limitado ao cognitivo. O autor fundamenta isso a partir do próprio Cristo, bem como percorrendo a vivência de espiritualidade na igreja neotestamentária, na igreja antiga e no reformador Martim Lutero, apresentando, ao final, pensamentos sobre renovação da espiritualidade cristã luterana.

Em Diaconia pública: a assistência social da igreja em contexto brasileiro, Rosane Pletsch procura refletir sobre o tema na relação entre Igreja e Estado, isto é, no seu caráter público.

Dedicando seu artigo à CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço – pelos 30 anos desde sua fundação, Rudolf von Sinner, em Compromisso com o ecumenismo de justiça, resgata um pouco da história da referida coordenadoria e aponta para desafios ecumênicos fundados na justiça social.
Este número de Estudos Teológicos traz ainda duas recensões apresentando
obras recém publicadas:
BONHOEFFER, Dietrich. Resistência e submissão: cartas e anotações escritas na prisão. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2003. 638 p.
WACHHOLZ, Wilhelm. “Atravessem e ajudem-nos”: a atuação da “Sociedade Evangélica de Barmen” e de seus obreiros e obreiras enviados ao Rio Grande do Sul (1864-1899). São Leopoldo: Sinodal/EST, 2003. 657 p.